Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Eetepa Dr. Celso Malcher comemora três anos com diversas atividades nesta terça-feira (28)

A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher integra a rede de unidades sob a gestão da Sectet, desde 2020

Diretor presidente da Fundação Guamá, gestora do PCT Guamá, Rodrigo Quintes incentiva alunos a participarem de projetos do Parque

“Aqui eu amadureci, aprendi a ter pensamentos grandes, eles me fizeram acreditar que tudo eu posso fazer, basta eu querer”. Assim, a estudante Jennyfer Coelho definiu a sua relação com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, que completou três anos em meio a um dia repleto de comemorações e atividades nesta terça-feira (28).

Prestes a completar 18 anos e moradora do bairro da Terra Firme, em Belém, Jennyfer considera que a escola Dr. Celso Malcher foi um espaço de amadurecimento, assim como um aprendizado para a vida universitária. “Ela (a escola técnica) mostra como a faculdade é, os professores trouxeram como a faculdade vai lidar com os alunos”, ressalta a aluna, contando sobre a vida estudantil envolta a cobranças, trabalhos e cursos. Ela explica que conclui o curso técnico em informática no próximo ano e já vai realizar a prova do Enem 2021, além de ter planos para fazer outros cursos na escola, como enfermagem, administração e robótica.

Aclamada pelos alunos, durante a cerimônia de abertura das comemorações, a professora de sociologia, Vitória Dias, também declarou toda sua paixão pela escola, pelos alunos e pela profissão. “Vocês são os amores da minha vida, a escola é a minha vida, agradeço por estar representando os profissionais maravilhosos que aqui trabalham”, falou emocionada a professora, com 37 anos de profissão.

Estudantes no Laboratório de Criação, Tecnologia e Inovação da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher

O clima de festa e união durante o dia mostrou a dedicação dos profissionais e alunos para garantir o desenvolvimento da escola e o aumento das atividades realizadas, o que se configura com grandes chances para os estudantes que se qualificam na escola.

“Aproveitem as oportunidades que a vida oferece. Não tenham dúvidas de que fizeram a escolha certa estando aqui. A educação é a melhor forma de crescer”, destacou o professor Salin Correa, que já foi vice-diretor da Eetepa Celso Malcher.

Para a atual diretora, Izabel Lopes, o momento foi de muita alegria e de matar a saudade da sala de aula, algo que se tornou difícil com a pandemia. “A palavra resiliência cabe bem nos dias atuais. Estamos reaprendendo a aprender. Que toda esta resistência que existiu agora cause o desejo de buscar o novo, lutar contra as dificuldades e que nossos alunos saiam como excelentes profissionais e que retratem essa equipe maravilhosa de professores”, desejou a diretora.

Professores e convidados no ginásio da escola, onde houve a apresentação cultural e o tradicional “parabéns para você” para o colégio

A cerimônia no ginásio da escola teve ainda uma apresentação cultural e o tradicional “parabéns para você”. O dia seguiu ainda com diversas atividades para marcar a data, entre elas uma apresentação dos alunos do curso técnico em segurança do trabalho que mostraram técnicas de combate a incêndio e a apresentação do novo laboratório de robótica da escola.

A Eetepa Dr. Celso Malcher faz parte da rede de escolas que estão sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) desde 2020. Com isso, o Governo do Pará consegue ampliar o olhar sob o ensino técnico no estado, intensificando a integração do ensino médio regular a uma educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas já existente, buscando ainda ampliar a rede, alcançando mais municípios, ajudando a fomentar a vocação econômica das diversas regiões paraenses.

Eetepa e o PCT Guamá

Programação de aniversário da escola teve apresentação de técnicas de combate a incêndio por alunos do curso Segurança no Trabalho

A Eetepa Dr. Celso Malcher está localizada na área do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Segundo o diretor presidente da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do parque tecnológico, a possibilidade de integração entre a escola e as iniciativas residentes é um ponto positivo na formação dos alunos.

“Temos a intenção de promover uma integração forte com as empresas que atuam no parque, principalmente as que trabalham com o desenvolvimento de software, considerando que informática é uma das áreas temáticas da escola. Temos planejado o início de algumas atividades de capacitação para os alunos e, no futuro, a gente imagina eles possam atuar nos projetos das empresas e laboratórios do Parque”, afirma Rodrigo Quites.

Desde 2019, quatorze alunos da Dr. Celso Malcher já participaram de projetos de iniciação científica. Um dos exemplos recentes é o projeto “Práticas gerenciais de mulheres empreendedoras”, promovido pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (Facicon/UFPA).

“Como além de ser professora da UFPA eu sou residente do PCT Guamá, nós optamos por solicitar aqui na escola a seleção de duas bolsistas Pibic Ensino Médio para o projeto. Vamos trazer essas alunas pro mundo da pesquisa científica, fazendo essa interação entre a pesquisa e a realidade social”, conta a professora Marcia Athayde, coordenadora do projeto.

*Texto de Fernanda Graim (Sectet) e Juliane Frazão (PCT Guamá).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados