Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá inova em tecnologias para a educação

Plataforma criada pelo Governo do Estado, durante a pandemia, para preparar alunos de escolas públicas ao Enem teve a contribuição de empresas do PCT Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, construído pelo governo do Estado no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. Foto: AmazonVant

A inovação em educação é destaque na trajetória do PCT Guamá, a exemplo da Inteceleri e da Mundo Digital Interativo (MDI), empresas instaladas no parque desde 2016, quando o Espaço Inovação, o primeiro prédio multiusuário, foi inaugurado.

Enquanto a Inteceleri foca em técnicas de ensino e aprendizagem da matemática e geografia por meio de jogos e tecnologias como Realidade Virtual, a MDI utiliza vídeos, laboratórios virtuais e exercícios interativos para o ensino da engenharia, por meio de uma plataforma própria.

know-how das empresas contribuiu para a parceria do PCT Guamá no EnemPará, plataforma criada pelo Governo do Estado, durante a pandemia, para ampliar as alternativas de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio para alunos da rede pública.

CEO da Inteceleri, Walter Oliveira Jr. destaca o networking como uma das maiores vantagens do parque. “Fazer parte desse ecossistema é um grande diferencial, o nosso nome ‘linkado’ à instituição que tem à sua volta a UFPA, a Ufra e todos aquelas organizações que estão ligadas à tecnologia, inovação e empreendedorismo. A grande vantagem de estar no parque é de alguma forma compartilhar as nossas experiências com outros residentes e conseguir se ajudar”, afirma o empreendedor.

O know-how das empresas contribuiu para a parceria do PCT Guamá no EnemPará, plataforma criada pelo Governo do Estado

“Além disso, o fato de estarmos no centro de uma das maiores universidades da Amazônia, fortalece ainda mais a imagem da nossa startup. E eu como pesquisador que sou, vejo o parque como uma instituição que proporciona a gente converter ciência em produto, e que esse produto seja utilizado pela sociedade”, finaliza Walter.

Outra iniciativa na área da educação é o intercâmbio de empresas residentes da área de TIC com a EETEPA Dr. Celso Malcher, escola instalada na área do parque. A Fundação Guamá, em parceria com empresas residentes, está articulando a criação de cursos voltados para a formação de programadores de nível médio.

“Considero de fundamental importância trabalharmos na maior integração dos residentes do PCT Guamá com a escola Celso Malcher, tanto para melhoria da formação dos jovens estudantes quanto pela oportunidade de atuação deles como colaboradores nas nossas empresas. O setor de software gera oportunidades para profissionais de diferentes níveis de formação e, após a crise que estamos passando, certamente será uma área que terá de lidar com uma elevada demanda de produtos e serviços especializados”, informa Quites.

Startups instaladas no ‘Parque’ criam Plataformas e Apps que facilitam a vida dos paraenses e têm soluções para empresas

Plataformas e apps – Startups também criaram soluções para facilitar a vida dos paraenses ou organizar informações em períodos relevantes. O app Ubá, lançado em julho de 2019, facilitou a aquisição de passagens fluviais e o acesso a informações sobre o transporte de barco na Amazônia, com detalhes das linhas de navegação, os horários de saída e chegada, as características das embarcações e terminais, bem como as empresas que atuam em cada linha.

Durante a pandemia, a Solved Soluções em Geoinformação criou uma plataforma para rápida visualização espacial da distribuição de casos de Covid-19 no Pará, feita de forma voluntária, a partir de dados da Sespa. Posteriormente a iniciativa se expandiu e se uniu a uma rede interinstitucional com organizações acadêmicas, empresas emergentes de base tecnológica e uma organização do terceiro setor, resultando na plataforma http://covid.mapbiomas.org/.

Perspectivas – Para a próxima década, o PCT Guamá pretende ser referência na promoção da inovação e na geração de oportunidades transformadoras na Amazônia. Em 2021, em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a Fundação Guamá será a co-executora do Centelha, programa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores no Brasil.

Iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, o Centelha é operado por meio de parceiros estaduais credenciados, utilizando recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O programa contará com um aporte em torno de R$ 3 milhões para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores no estado do Pará.

“Fico muito feliz que essa parceria esteja sendo celebrada no período em que o PCT Guamá comemora 10 anos. Isso mostra o nível de amadurecimento não somente da infraestrutura do parque, mas da nossa capacidade de apoiar o fortalecimento de empresas”, pontua o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados