Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Fundação Guamá e Apex Brasil concluem ciclo de qualificação para exportação

A qualificação permite a empreendedores o acesso a técnicas de promoção e comercialização no mercado externo

Ação de exportação realizada durante ciclo de qualificação promovido pelo PEIEX Pará

Em parceria com a Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, localizado em Belém, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) encerra mais um ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Pará. Cerca de 150 empresas das regiões Metropolitana de Belém, do Sudeste (Marabá) e Oeste (Santarém) foram capacitadas, sem nenhum custo, para começar a exportar ou ampliar sua atuação no mercado internacional.

Jefferson Paiva, ceramista atendido pelo programa. Foto: Divulgação

Ceramista de Santarém, na região oeste do Estado, Jefferson Paiva integra a Cooperativa Puxirum e trabalha com  reprodução de cerâmicas arqueológicas da Amazônia, em especial a tapajônica. Para o artesão, as capacitações realizadas pelo Peiex abriram novas possibilidades de comercialização dos produtos. “A questão do envio (da cerâmica) para o exterior era um problema. Fiquei maravilhado com a capacitação e, através do programa, realizei a minha primeira exportação. Enviamos algumas peças para a França e já tenho encomendas para Itália e Suíça, além de duas exposições em vista, uma na Tunísia e outra na cidade do Porto (em Portugal)”, informa Jefferson Paiva.

Com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos confeccionados com insumos e ativos amazônicos, a Juruá Cosméticos, microempresa instalada em Belém, antes de aderir ao programa já realizava pequenas exportações para o mercado externo, principalmente para Japão e Itália. Além dos treinamentos recebidos, a empresa destaca o networking como um atrativo para expandir a presença no mercado externo. “Pudemos participar de uma rodada de negócios internacional e, a partir das conversas, estamos em fase de negociação com diferentes empresas, enviando amostras, folders e catálogos”, conta Dâmaris Busman, farmacêutica responsável pela fabricação dos produtos Juruá.

Na próxima quarta-feira (09), às 10h30, ocorrerá uma cerimônia online com apresentação de resultados, depoimentos de empresários e networking. O evento contará com a presença de representantes da Apex-Brasil; do secretário Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); do superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno; do diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, e de representantes das empresas que participaram do programa.

O evento é aberto ao público e pode ser acompanhado ao vivo no Facebook e YouTube do PCT Guamá.

Atuação – Realizado em ciclos bienais, o Peiex está presente no Pará desde 2013, quando a Apex-Brasil firmou parceria com a Federação de Indústrias do Estado (Fiepa) para a realização dos primeiros ciclos.

Em 2016, um novo convênio passou a gestão local do programa para a Fundação Guamá, organização que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado. Entre 2016 e 2020, foram capacitadas 300 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas; cosméticos; Tecnologia da Informação (TI); biotecnologia; têxtil; madeira e móveis, dentre outros.

O atual núcleo operacional do Peiex Pará contou com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Pará; do Centro Internacional de Negócios (CIN), vinculado à Fiepa; dos Correios; da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); da Sectet; do Banco do Estado do Pará (Banpará); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Atração de investimentos – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva nacional, entre outras plataformas de negócios voltadas também ao fortalecimento da marca Brasil.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados