Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Conselho Curador discute plano de gestão para 2020

Conselho Curador é formado por especialistas e representantes de organizações públicas e privadas

Belém, 20 de dezembro de 2019 – Essa foi uma semana de discussão sobre o futuro próximo do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Na manhã da última quinta, 19, o nosso Conselho Curador se reuniu para avaliar, entre outras pautas, o plano de gestão da Fundação Guamá, organização gestora do parque, para o ano de 2020.

Antes disso, na segunda, 26, o Conselho Fiscal se reuniu para debater o orçamento dessas atividades, que incluem as atividades já implementadas e outras iniciativas, como a ampliação de parcerias, o aumento da competividade dos negócios e a realização de eventos de interesse das comunidades interna e externa ao parque.

A presidente do Conselho Curador, Iracilda Sampaio, que também é pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Pará, fez um balanço do ano, ressaltando a importância do parque para estimular a inovação e abrigar negócios de pessoas formadas ou em formação pela universidade.

Eu assumi a presidência do conselho neste ano, 2019, então para mim foi um ano de conhecimento sobre o parque, o seu funcionamento, a Fundação Guamá, sobre tudo isso. Foi uma agradável surpresa porque é um desafio ser trazida para esse mundo da pesquisa aplicada, da interface com a indústria. Foi um ano muito rico em termos de experiência para mim”, contou Iracilda.

Como o parque é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), ela também destacou a importância do apoio governamental para a ampliação das atividades, na medida em que novas agendas de desenvolvimento de bases tecnológica e inovadora avançadas podem surgir com os empreendimentos aqui instalados.

Existe a reflexão de que o parque é muito novo e nós precisamos do fortalecimento da parceria com o governo do estado. É fundamental que o governo continue nos apoiando em todas as esferas, para que o parque possa se consolidar. A Fundação Guamá está muito afinada com os princípios do parque de ciência e tecnologia, então as coisas estão fluindo numa direção só, que é a do crescimento. Isso você vê pelos resultados: a quantidade de novas empresas que vieram e tornaram-se residentes”, avaliou.

Por último, a presidente do conselho reforçou o papel do parque em estimular boas ideias e transformar o conhecimento científico e tecnológico, produzido na universidade e nas instituições de pesquisa, em novos modelos de negócios e benefícios para a sociedade.

A afinidade e a possibilidade de juntar pessoas que são representantes das instituições de pesquisa e ensino do estado inteiro [nos conselhos do parque] nos dá a possibilidade de discutir novas ideias, novas oportunidades e novos rumos para o parque de ciência e tecnologia. Então eu estou como presidente do Conselho da Fundação Guamá muito confortável nessa posição e muito otimista, mesmo sabendo que nós temos desafios muito grandes”, completou.

Também participaram da reunião os conselheiros: Gonzalo Enriquez, atual presidente da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) e vice-presidente do Conselho Curador; Julio Cesar Pieczarka, pesquisador na área de Genética Animal e Biologia Celular, que coordena o Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade; Antônio Carlos Vallinoto, chefe do Laboratório de Virologia da UFPA; o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso da Silva; Eliane de Castro Coutinho, diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Uepa; o pesquisador Bruno Junqueira Victorasso, do Instituto Vale; Reginaldo Buselli, professor do Instituto de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra); e o presidente do Conselho Fiscal, Douglas Alencar, que também é professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA.

Última reunião em 2019 do Conselho Curador foi realizada na quinta, 19

Empreendimentos inovadores – Entre outros dados, a diretoria do PCT Guamá, formada por Rodrigo Quites e Arnaldo Miranda, apresentaram aos conselheiros o aumento do número de empresas e startups que, de janeiro pra cá, passou de 18 para 64. A ocupação dos Espaços Empreendedor e Inovação, prédios construídos para abrigar empreendimentos de perfil inovador, já é quase de 90% em cada.

Laboratórios tecnológicos – Além das empresas, o PCT Guamá reúne laboratórios tecnológicos ligados à UFPA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre outras atribuições, o parque pode comercializar os serviços, produtos e projetos inovadores, análises qualificadas e consultorias de especialistas em diversos assuntos e áreas, como a da tecnologia informação e comunicação, de óleos vegetais e derivados, as cadeias do açaí, do cacau e do leite, entre outras.

A vantagem é que grandes, médias e pequenas empresas podem contratar esses serviços, essenciais para indústrias e empresas que exportam produtos regionais.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados