Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Cerimônia de posse marca transição de diretoria da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá

Mais de 100 pessoas, entre autoridades do governo, da comunidade acadêmica e representantes do ecossistema de inovação do estado do Pará participaram do evento

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, realizou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, a cerimônia de posse de sua nova diretoria executiva, eleita pelo conselho curador da instituição para o triênio 2019/2021. O evento foi realizado no auditório prédio Espaço Inovação, em Belém.

Rodrigo Quites Reis, doutor em ciência da computação e professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Arnaldo José de Miranda, mestre em engenharia elétrica e professor da Universidade da Amazônia (Unama), assumiram o cargo de diretor presidente e diretor administrativo financeiro, respectivamente.

Estiveram presentes o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet),Carlos Maneschy; o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’ de Almeida; os reitores da UFPA, Emmanuel Tourinho; da UEPA, Rubens Cardoso; do IFPA, Claudio Alex; a presidente do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ana Albernaz; a pro-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unama,  Ana Maria Vasconcelos;o diretor superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; a diretora da Fiepa, Maria de Fátima Chamma; dentre outros.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, falou sobre a importância do conhecimento para a diversificação da matriz produtora do Estado. “O Pará é um grande exportador, dado a importância da atividade e dos grandes projetos aqui instalados, é preciso pensar na verticalização dessa produção a fim de permitir a distribuição de toda a riqueza que essas iniciativas são capazes de gerar. As Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) tem um papel fundamental nisso e o Estado será um grande facilitador para que ações neste sentido possam ser implantadas”, afirmou.

O diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá entre 2010 a 2018, Antônio Jorge Gomes Abelém, na ocasião também representando o Conselho Curador da instituição, fez um balanço de sua gestão, destacando as principais conquistas do parque tecnológico. “Do zero, estruturamos a Fundação Guamá e criamos todos os processos, normas e procedimentos. Revisamos e atualizamos os planos estratégicos do parque e trabalhamos para a implantação de uma estrutura física e de serviços tecnológicos de apoio ao empreendedorismo, formalizando importantes parcerias para a consolidação do Parque, e atração de empreendimentos”, falou.

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, deu as boas-vindas ao presidente eleito e agradeceu o trabalho desenvolvido pela gestão anterior. “O Parque avançou muito, tanto do ponto de vista da estrutura física quanto dos projetos e iniciativas instalados aqui, contribuindo para a construção de um sistema de produção de conhecimento e formação de recursos humanos efetivamente à altura dos grandes desafios econômicos e sociais”, disse o reitor.

Já empossado, o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis, destacou o compromisso de aumentar a capacidade do parque à potência máxima. “Pretendemos trabalhar o máximo possível de forma colaborativa, ampliando o diálogo e as parcerias com os públicos internos e externos, tanto do setor público quanto do setor privado. Nosso plano é o de criar e fortalecer agendas em novos segmentos tecnológicos que sejam, ao mesmo tempo, comprometidos com projetos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo assim com as questões prioritárias e de interesse público para o estado do Pará e a região amazônica”, afirmou.

Sobre o PCT Guamá – Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Ele tem como principal objetivo o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 14 centros e laboratórios tecnológicos, 22 empresas, 23 startups, instituições de pesquisa e grupos residentes, todos ligados às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009 a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Para mais fotos, acesse a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pct.guama/

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados