Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia tem recorde de público

Novos mundos, novos olhares, novas experiências, além de muita diversão, foi o que a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) proporcionou aos mais de 15 mil visitantes que estiveram na Estação das Docas, em Belém, entre os dias 24 e 26 de outubro. A Feira integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema “A matemática está em tudo”.

O objetivo da Feira paraense também foi promover a popularização do ensino de ciência e tecnologia no Estado e mostrar como a tríade Ciência, Tecnologia e Inovação está presente no cotidiano. O evento estadual é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e, este ano, contou com o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante três dias, 34 universidades, empresas, instituições e órgãos públicos estiveram distribuídos em 26 estandes, apresentando seus projetos e atividades ligados à área de CT&I. Com uma programação bastante diversificada, a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação atraiu pessoas de todas as idades, desde estudantes da educação básica a alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, e ainda pesquisadores e professores. A Feira foi também um espaço de entretenimento para toda a família. A programação contou também com uma mesa-redonda, seis oficinas e 11 palestras, além de atrações teatrais e musicais, e dois “aulões” do Pro Paz Enem.

Destaques – Na abertura oficial do evento ocorreu a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que durante uma hora e meia incentivou crianças e adultos a nunca desistirem de seus objetivos. Ele contou algumas curiosidades da preparação para ser astronauta e da vida fora da Terra. Ao final, Marcos Pontes deixou ao público palavras de incentivo, e tirou fotos com visitantes.

Outro destaque do primeiro dia foi a realização da mesa-redonda sobre “A política de ciência e tecnologia no Pará e os desafios da inovação enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, com as presenças do titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello; do reitor Rubens Cardoso, da Universidade do Estado do Pará (Uepa); de Eliana Zacca, representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), e Joner Oliveira, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com mediação de Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Outra atração aplaudida pelos visitantes, no segundo e terceiro dias do evento, foi a apresentação do espetáculo “Cabanos”, pelo grupo de teatro “Encenação”.

Missão cumprida – Para a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, o resultado da Feira foi extremamente positivo. “A avaliação que nós fazemos é de que a missão foi cumprida. Percebemos como a Feira foi envolvente, com as pessoas nos estandes, tirando dúvidas. Este ano, batemos o recorde de público. Quem sabe daqui não sairá um cientista importante, um prêmio Nobel, alguém que será importante para a área da ciência, da saúde, das engenharias. É esse o papel da Feira, difundir e inspirar o espírito empreendedor e inovador na área de CT&I”, concluiu a secretária.

Maria Amélia Enríquez ressaltou ainda o trabalho da equipe que organizou a Feira e dos expositores, que classificou como “heróis anônimos” em prol da ciência. “Projetos como esses podem evitar a evasão escolar, resgatar jovens da criminalidade e das drogas. O talento existe e precisa ser alimentado, e a ciência é a melhor forma de alimentar esse talento”, enfatizou.

A professora Hildete Correa, que todos os anos leva seus alunos do município de Santarém Novo, município do nordeste paraense, à Feira de Ciência e Tecnologia, destacou que essa é uma grande oportunidade de fazer os visitantes das exposições se tornem multiplicadores de conhecimento. “Isso é um aprendizado muito grande. Os alunos ficaram encantados! Nós acreditamos que eles saem com um novo olhar na área da ciência e do conhecimento científico, o que facilita nosso trabalho e o aprendizado, porque eles vão com novas experiências”, disse a professora.

Serviço: Fotos e vídeos da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação estão disponíveis na fanpage da Sectet, em www.facebook.com/sectetpa/.

Por Fernanda Graim (Ascom Sectet)

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados