Treinamento inicia implantação do ‘Google for Education’

Um treinamento iniciado nesta terça-feira (24), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início à implantação da plataforma de recursos de internet Google for Education, nas escolas da rede estadual pública de ensino. É uma solução tecnológica que facilita as atividades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mediante o uso de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Quase 55 professores, técnicos e servidores lotados nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) da Seduc participam até quinta-feira (26) de uma formação ministrada pela empresa Inteceleri (representante oficial da Google na Região Norte, vencedora de licitação nacional promovida pela Secretaria), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, localizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. É mais uma iniciativa da Seduc para melhorar a qualidade da educação no Pará.

Esta formação está sendo direcionada para profissionais da Seduc com perfil adequado para atuação na administração da plataforma no ambiente das escolas em todo o Estado. Mais de 100 servidores da Seduc serão capacitados. Uma segunda turma, com profissionais voltados mais para a área pedagógica dessa tecnologia, receberá o treinamento em novembro.

Segundo Denise Mesquita, chefe da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Cetae), vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc, “a utilização dessa plataforma nas escolas da rede, sem dúvida, vai representar uma mudança de prática na sala de aula. Passaremos a trabalhar com o conceito de sala de aula invertida – o professor passará a ser mais um mediador do conhecimento já trazido pelos estudantes, que estão desfrutando dessa tecnologia praticamente desde que nasceram. O professor, precisa, apenas, direcionar o uso dessa tecnologia”.

Novas práticas – Durante a formação, consultores da Google falaram sobre o cenário atual dos estudantes, que exige novas práticas de ensino. “É uma necessidade para a educação nós, professores, termos acesso às ferramentas tecnológicas e digitais. Fomos formados nas universidades a partir de uma educação do século XIX e, hoje, estamos lidando com alunos do século XXI. Esses alunos não conseguem compreender a lógica de uma educação tradicional, de uma sala de aula onde só o professor fala. Alunos do século XXI precisam de metodologias do século XXI. E os professores precisam estar preparados para lidar com esses alunos”, destacou o professor de Física Bruno Santos, lotado no NTE de Benevides, município da Região Metropolitana de Belém.

O professor de Língua Inglesa Dênis Machado, que atua no NTE de Ananindeua, também na Região Metropolitana, é pai de um menino com transtorno cognitivo, e buscou na tecnologia métodos mais dinâmicos de fazer o filho aprender os conteúdos escolares. “O fundamental hoje é entender que os alunos se transformaram, eles também têm conhecimento, e dividem isso conosco, professores. Nós não só ensinamos, mas também aprendemos com os alunos. E o Google traz ferramentas simples, através das quais é possível desenvolver atividades dinâmicas e interativas com os estudantes, que se interessam muito mais, justamente porque essas tecnologias fazem parte do universo deles”, frisou.

Por meio da plataforma Google for Education, a Seduc vai disponibilizar à comunidade escolar um pacote de produtos e serviços de comunicação via internet, destinado prioritariamente aos professores, gestores e estudantes. Eles terão acesso a um sistema de mensagens por e-mail; ferramentas de planejamento de aulas; elaboração de testes e simulados, entre outros recursos. No conjunto, facilitarão o acesso a conteúdos curriculares, à organização de grupos de estudo e à gestão escolar.

Essa é mais uma ação da Seduc do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, – principal componente do Pacto pela Educação.

Por Elck Oliveira

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