Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Treinamento inicia implantação do ‘Google for Education’

Um treinamento iniciado nesta terça-feira (24), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início à implantação da plataforma de recursos de internet Google for Education, nas escolas da rede estadual pública de ensino. É uma solução tecnológica que facilita as atividades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mediante o uso de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Quase 55 professores, técnicos e servidores lotados nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) da Seduc participam até quinta-feira (26) de uma formação ministrada pela empresa Inteceleri (representante oficial da Google na Região Norte, vencedora de licitação nacional promovida pela Secretaria), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, localizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. É mais uma iniciativa da Seduc para melhorar a qualidade da educação no Pará.

Esta formação está sendo direcionada para profissionais da Seduc com perfil adequado para atuação na administração da plataforma no ambiente das escolas em todo o Estado. Mais de 100 servidores da Seduc serão capacitados. Uma segunda turma, com profissionais voltados mais para a área pedagógica dessa tecnologia, receberá o treinamento em novembro.

Segundo Denise Mesquita, chefe da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Cetae), vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc, “a utilização dessa plataforma nas escolas da rede, sem dúvida, vai representar uma mudança de prática na sala de aula. Passaremos a trabalhar com o conceito de sala de aula invertida – o professor passará a ser mais um mediador do conhecimento já trazido pelos estudantes, que estão desfrutando dessa tecnologia praticamente desde que nasceram. O professor, precisa, apenas, direcionar o uso dessa tecnologia”.

Novas práticas – Durante a formação, consultores da Google falaram sobre o cenário atual dos estudantes, que exige novas práticas de ensino. “É uma necessidade para a educação nós, professores, termos acesso às ferramentas tecnológicas e digitais. Fomos formados nas universidades a partir de uma educação do século XIX e, hoje, estamos lidando com alunos do século XXI. Esses alunos não conseguem compreender a lógica de uma educação tradicional, de uma sala de aula onde só o professor fala. Alunos do século XXI precisam de metodologias do século XXI. E os professores precisam estar preparados para lidar com esses alunos”, destacou o professor de Física Bruno Santos, lotado no NTE de Benevides, município da Região Metropolitana de Belém.

O professor de Língua Inglesa Dênis Machado, que atua no NTE de Ananindeua, também na Região Metropolitana, é pai de um menino com transtorno cognitivo, e buscou na tecnologia métodos mais dinâmicos de fazer o filho aprender os conteúdos escolares. “O fundamental hoje é entender que os alunos se transformaram, eles também têm conhecimento, e dividem isso conosco, professores. Nós não só ensinamos, mas também aprendemos com os alunos. E o Google traz ferramentas simples, através das quais é possível desenvolver atividades dinâmicas e interativas com os estudantes, que se interessam muito mais, justamente porque essas tecnologias fazem parte do universo deles”, frisou.

Por meio da plataforma Google for Education, a Seduc vai disponibilizar à comunidade escolar um pacote de produtos e serviços de comunicação via internet, destinado prioritariamente aos professores, gestores e estudantes. Eles terão acesso a um sistema de mensagens por e-mail; ferramentas de planejamento de aulas; elaboração de testes e simulados, entre outros recursos. No conjunto, facilitarão o acesso a conteúdos curriculares, à organização de grupos de estudo e à gestão escolar.

Essa é mais uma ação da Seduc do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, – principal componente do Pacto pela Educação.

Por Elck Oliveira

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados