Construção civil, educação, engenharia, veterinária, tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas são os setores dos novos empreendimentos e startups aprovados para instalação no Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém. As empresas Labovete, Gaudens, Vivá, Calman Brasil e Solved; e as startups Casa de Várzea, Grau 33 e Basis Comply agora integram o parque tecnológico.
Os empreendimentos passaram pelo crivo do Comitê de Avaliação para Residentes do Espaço Inovação, composto por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá.
“O comitê tem o objetivo de selecionar iniciativas inovadoras, independente da área de atuação, que possam fortalecer o ecossistema de empreendedorismo inovador da região. Com estas novas aprovações agora o prédio conta com seis laboratórios de P&D; um laboratório comercial; dez empresas e dez startups instaladas. Apenas 20 módulos continuam disponíveis para cessão”, diz o diretor administrativo da Fundação Guamá, Márcio Pereira.
Novos residentes
A Labovete é um laboratório de diagnóstico veterinário que oferece análises e testes para produtos veterinários e a saúde animal, com foco em bovinos. Atende os mercados local e nacional.
A Gaudens tem atuação nacional e internacional no ramo alimentício, desenvolvendo chocolates e doces finos, com possibilidade de customização.
A Vivá produz cachaça com jambu orgânico, proveniente de comunidade produtoras e outros produtos que usam bioativos amazônicos.
A Solved é uma empresa do setor de tecnologia da informação que atua na criação de soluções voltadas ao domínio da geotecnologia. Atua também na difusão de conhecimento com a promoção de cursos de curta e média duração em áreas como sensoriamento remoto, estatística, computação, geografia, economia, geologia, monitoramento ambiental e de zona costeira, entre outras.
A Calman Brasil é uma empresa do setor laboratorial que trabalha com calibração validação, qualificação, testes hidrostáticos e manutenção de equipamentos.
A Licit Brasil propõe a inserção de micro e pequenas empresas em processos licitatórios por meio de uma proposta inovadora de departamento de licitação virtual, com baixo nível de dispêndio financeiro, tecnologia de ponta e assessoria qualificada.
Entre as startups, está a Casa de Várzea, que desenvolve modelo de casa em regiões de várzea usando sistema de elevação natural, impedindo que as casas sejam atingidas pelas cheias dos rios. A Grau 33 é focada no ramo da educação e engenharia. Desenvolve um modelo de quadro educativo que usa em sua superfície uma película metálica e kits pedagógicos contendo ímãs, proporcionando maior interação na relação ensino-aprendizagem. A Basis Comply desenvolveu um sistema de auditoria fiscal inteligente que visa facilitar o processo de auditoria fiscal e tributária nas empresas do setor de comércio.
Parcerias – O Espaço Inovação foi inaugurado pelo governo em junho de 2016. É um ambiente de estímulo ao empreendedorismo inovador, que aproxima pesquisadores, acadêmicos e empresários de diferentes setores. A ocupação dos módulos se dá por meio de um edital de seleção de fluxo contínuo. Podem participar pessoas jurídicas, regularmente constituídas há no mínimo dois anos, e pessoas físicas que apresentem projetos de startups. A íntegra do edital e dos anexos está disponível no site do parque tecnológico, www.pctguama.org.br.
O PCT Guamá fica em uma área de 73 hectares cedida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Além do Espaço Inovação, o parque tecnológico abriga outros empreendimentos em operação, como o Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA/ Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Laboratório da Qualidade do Leite e o Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão.
Mais informações pelo telefone (91) 3321-8900.
Por Juliane Frazão