O InovAtiva Brasil, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, com execução da Fundação CERTI, entrou na semana final de inscrições.
O programa é voltado para negócios pré-operacionais com um produto/serviço em estágio final de desenvolvimento, protótipo ou versão beta; produto pronto mas ainda não comercializado; ou startups já estabelecidas que tenham faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenha recebido investimento em participação de terceiros (investidor anjo, fundo de investimento) acima de R$ 500 mil.
São disponibilizadas até 300 vagas para a primeira de cada ciclo e até 125 para a etapa final. Se você tem interesse em acelerar o crescimento do seu negócio e se enquadra nos pré-requisitos, as inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro de 2017 no site http://www.inovativabrasil.com.br/.
Como agente do InovAtiva no Pará, o PCT Guamá organizou na noite de ontem um evento de apresentação do InovAtiva, com a participação online do Carlos Bizzotto, consultor em empreendedorismo e modelagem de negócios da Fundação CERTI e presença do Walter Júnior, sócio fundador da Inteceleri, empresa residente do PCT Guamá e finalista no Ciclo InovAtiva 2016.1.
Juntos, além da apresentação geral do programa, os dois compartilharam algumas dicas importantes para quem vai se inscrever. Confira:
- Comece com antecedência
A plataforma permite o preenchimento gradativo do formulário de inscrição. Mas atenção, não deixe para finalizar a sua inscrição no último dia! O fluxo intenso de acesso pode causar instabilidade no servidor.
- Deixe claro na proposta o que o seu negócio faz
Lembre-se que a banca avaliadora lê centenas de projetos. Portanto escreva de maneira clara e direta o que a sua startup faz. Se possível, peça para alguém que não integra a equipe ler a descrição do seu negócio e verifique se a pessoa teve dificuldade para entender a sua proposta.
- Explique qual problema do cliente o seu negócio resolve
Contextualize o problema do seu cliente e escreva de maneira técnica, clara e transparente como o seu negócio consegue solucionar o problema.
- Quanto já vendeu, para quem, o que os clientes dizem?
Para os que já operam no mercado, é importante deixar claro o que foi feito até agora. Informe quanto já vendeu, para quem e qual o feedback dos seus clientes. Desta forma os avaliadores conseguem ter uma noção da sua atuação no mercado.
- Qual o diferencial do seu negócio à concorrência?
Por vezes surgem propostas similares às de empresas já estabelecidas no mercado. Deixe claro qual o seu diferencial e a proposta de valor que a sua empresa entrega.
- Equipe complementar
Deixe claro os conhecimentos e experiências dos membros da sua equipe. Destaque as experiências de mercado e competências técnicas que irão auxiliar no desenvolvimento da startup no mercado.
- Conheça as regras do jogo
Leia o edital e acesse a página de perguntas frequentes, muitas vezes a resposta para a sua dúvida já está lá.
Lembre-se, somos agentes do InovAtiva no Pará. Se precisarem de auxílio para o esclarecimento de alguma questão, podem entrar em contato conosco: (91) 3321-8900 ou nos e-mails cace@fundacaoguama.org.br e ascom@fundacaoguama.org.br.