Os quatro representantes da Associação Internacional das Cidades Irmãs da China (CIFCA) visitaram, na manhã desta quarta-feira (14), as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). Depois da apresentação de slides e vídeos sobre a estrutura do parque, os chineses participaram de visitas monitoradas a quatro laboratórios de pesquisa que desenvolvem trabalho para empresas.
O primeiro laboratório visitado foi o de sensores e sistemas embarcados (Lasse), referência nacional na utilização de tecnologias que envolvem projetos e construção de novos equipamentos eletrônicos para diversas áreas como telecomunicações, agricultura de precisão, construção civil, mineração, segurança residencial e comercial e monitoramento de animais e florestas.
“A China é um importantíssimo parceiro, não só para o Pará, mas para o Brasil. Eles têm um mercado consumidor enorme com várias empresas. O que nós queremos com essa visita e estreitar mais essa parceria para também poder oferecer produtos e serviços de mais alto valor agregado”, disse Antônio Abelém, diretor do PCT Guamá.
“Saímos bem impressionados com o parque e com a magnitude de tudo o que vimos. Estamos aprendendo muitas coisas aqui porque enfrentamos os mesmos problemas para desenvolver tecnologias e fazer com que essas tecnologias alcancem áreas mais remotas”, disse Qing Boming, secretário geral da CIFCA. Na tarde desta quarta-feira, os chineses participarão de um encontro com o governador do Estado, Simão Jatene.
Os chineses chegaram em Belém na segunda-feira, 12, a convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O objetivo da visita é estreitar os laços de amizade entre o Pará e a China, além de firmar parcerias comerciais para promover o desenvolvimento local.
“A relação com a China existe desde 2014, quando foi assinado um convênio que estabelece relações de intercâmbio parlamentar anual. Tanto deputados brasileiros participam da conferência deles na China, como eles vêm participar da nossa conferência, e neste ano eles solicitaram uma visita na região amazônica”, explicou Juliana Freitas, coordenadora internacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
Na última segunda-feira (12), a comitiva fez um sobrevoo sobre áreas de preservação ambiental da região metropolitana de Belém. Ontem (13), a comitiva visitou um dos principais cartões-postais da capital: o Theatro da Paz.
Por Syanne Neno – Secretaria de Estado de Comunicação
Fotos: Cláudio Santos – Agência Pará