Sectet e PCT Guamá realizam Ação Educativa alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Para alcançar um desenvolvimento equilibrado, pautado por uma economia verde, é fundamental que a ciência e a tecnologia andem de mãos dadas com os princípios da sustentabilidade. Para disseminar essa ideia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Guamá realizarão, no dia 06 de junho, a “Ação Educativa – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”, alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente. A ação ocorrerá no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e conta com o apoio da Embrapa Amazônia Oriental e das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Na ocasião, alunos da Escola Estadual Virgílio Libonato, localizada no entorno do Parque, terão a oportunidade de aprender, de forma lúdica e interativa, como a ação humana pode estar voltada para conciliar crescimento socioeconômico e conservação do meio ambiente. A abertura do evento será de responsabilidade da equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, que realizará o jogo “Amigos do Meio Ambiente”. A seguir, o arte educador do Projeto Saci, Ângelo Fonseca, vai contar a história “O cobrador de promessas”, que utiliza figuras do imaginário amazônico para debater questões ambientais.  

Um momento especial será o plantio de árvores nativas do Pará, proporcionado pela equipe do Laboratório de Sementes Florestais da Embrapa, que doou mudas de diversas espécies emblemáticas da Amazônia e do Brasil, tais como o Pau-Brasil, Ipê-Amarelo, Samaúma, Castanha-do-Brasil, Seringueira e Mogno. Antes de irem para o plantio, as crianças receberão uma mini palestra sobre essas árvores e sua importância para nossa região, ministrada pela supervisora da Laboratório, Elizabeth Shimizu.  Um lanche coletivo, viabilizado pela Seduc, encerrará o evento.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello, o evento vai ao encontro da missão da Sectet de difundir e disseminar o conhecimento científico voltado ao desenvolvimento sustentável. “Busca, também, ressaltar o papel do parque tecnológico como um espaço aberto à sociedade e a atividades que transcendam à  pesquisa científica e tecnológica”, destaca o titular da Sectet.

Para o diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém a ação reforça o compromisso do parque com a comunidade do entorno. “Ações de responsabilidade social integram o planejamento anual do parque tecnológico. A tendência é, à medida que o PCT Guamá for se consolidando na região, a diversificação da natureza dessas ações para o atendimento de diferentes públicos”, afirma Abelém.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha numa área cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. O PCT Guamá abriga iniciativas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão; o Laboratório da Qualidade do Leite; e o Espaço Inovação, prédio que reúne laboratórios de ponta e empresas de base tecnológica.

Confira a programação completa:
8h30 às 9h – Recepção aos alunos no auditório do Espaço Inovação – Acolhida e realização do Jogo “Amigos do Meio Ambiente” (Semas)
9h às 10h – Contação de história “O cobrador de promessas” (Projeto Saci)
10h às 10h10 – Mini palestra sobre algumas espécies florestais emblemáticas (Embrapa)
10h10 às 10h40 – Realização do plantio das mudas com acompanhamento técnico (Embrapa/Fundação Guamá)
10h30 às 11h – Lanche coletivo (Seduc)

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Sectet

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados