Na tarde desta quarta-feira, 27, a Comissão de Avaliação para Residentes do Espaço Inovação, composta por representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), do Sebrae Pará e da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, se reuniu para avaliar as candidaturas das empresas interessadas em se instalarem nos módulos do prédio Espaço Inovação.
A comissão avaliou e considerou aptas para residirem no prédio as empresas Inteceleri Soluções Ltda, que desenvolve atividades no campo da TI e é focada em educação digital, e Idee Amazônia, atuante no mercado de comunicação sustentável e eventos técnico-científicos. “Ficamos satisfeitos com o perfil das empresas, ambas apresentam produtos e serviços inovadores e possuem grande potencial de desenvolvimento e de interação entre as demais iniciativas presentes no prédio”, afirmou Márcio Pereira, representante da Fundação Guamá na comissão avaliadora.
Participar de um ambiente que estimula o empreendedorismo inovador, por meio da interface entre laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, universidades, instituições e setor produtivo foi um dos fatores decisivos para as empresas participarem do processo de seleção. “A oportunidade de fazer parte de um ecossistema que será formado por instituições públicas e privadas com base tecnológica e que possibilitará o crescimento dos negócios da nossa empresa no âmbito nacional e internacional foi o que nos chamou atenção. Além disso, em função do ambiente que iremos integrar, será possível a criação de um grupo de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) na Inteceleri Soluções Ltda”, relatou Walter Jr., sócio da empresa.
Para Mariluz Coelho, diretora de desenvolvimento de negócios da Idee Amazônia, a instalação no parque tecnológico reforça o compromisso da empresa com a busca pela inovação. “Encontramos no PCT Guamá uma oportunidade nesse sentido. A empresa busca apoio para desenvolver projetos sustentáveis e o Parque nos oferece esse apoio técnico-científico. Considerando o nosso ramo de atuação, comunicação sustentável, eventos técnico-científico e relacionamento de negócios, também identificamos no PCT Guamá o local ideal para nos ajudar a dar os passos necessários para ampliar e aprimorar os negócios tendo a sustentabilidade como estratégia”, afirma a diretora.
Espaço Inovação – Com quase oito mil metros quadrados e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, o Espaço Inovação, que será inaugurado em maio, abre as portas com seis laboratórios avançados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA); Laboratório de Engenharia Biológica (EngeBio); Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados; Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (Lasse); Laboratório de Fitossanidade e Manejo; e Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind).
Em março de 2016, a Fundação Guamá, OS gestora do PCT Guamá, lançou um edital de fluxo contínuo para ocupação do prédio. As empresas e startups interessadas em participar devem podem conferir a íntegra do edital e seus anexos no link.
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Além do Espaço Inovação, o parque tecnológico abriga outros empreendimentos em operação, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e Laboratório de Alta Tensão.
Texto: Juliane Frazão (Ascom PCT Guamá)
Foto: Roberto Ribeiro