Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá e Conselho de Tecnologia da França discutem oportunidades de cooperação

 



Na foto: Dr. Philippe Martineau – Conselheiro de Cooperação Científica, Universitária e Tecnológia, Márcio Pereira – Diretor Administrativo-Financeiro do PCT Guamá e Sérgio Galvão – Cônsul Honorário da França


Na manhã desta segunda-feira (24), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita do Conselheiro de Cooperação Científica, Universitária e Tecnológica da Embaixada da França no Brasil, Philippe Martineau, e o Cônsul Honorário da França, Sérgio Galvão. A reunião teve por objetivo identificar oportunidades de cooperação entre grupos franceses e iniciativas instaladas ou associadas ao PCT Guamá.

O diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá, Márcio Pereira, apresentou os principais atrativos do parque, destacando as oportunidades de cooperação nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia, tecnologia ambiental e tecnologia mineral, além das facilidades oferecidas pelo Guamá Business, unidade de negócios do parque, e o Espaço Inovação, que será inaugurado neste semestre.

Philippe Martineau elencou os principais programas de cooperação científica da França com a América do Sul como o STIC-Amsud, que envolve pesquisa e desenvolvimento em rede nas ciências e tecnologias da computação e da comunicação; MATH-Amsud, que reúne rede de instituições de P&D em matemática; AmSud-Pasteur, rede de cooperação em saúde com o Instituto Pasteur; além de programas franco-brasileiros em arqueologia, acordos de cooperação na área espacial (CNES e AEB), e projetos no programa GUYAMAZON de cooperação transfronteiriça (Guiana Francesa – Amapá, Amazonas e Maranhão).

Pela terceira vez em Belém em um período de um ano, o conselheiro francês afirmou que identifica a aliança entre a França e o Pará como uma parceria estratégica. “Estamos muito interessados em firmar parcerias com o Estado do Pará. O PCT Guamá apresenta oportunidades em alguns dos setores que já havíamos identificados como importantes, como biotecnologia, energia e TIC, por exemplo”, afirmou Martineau.

Para iniciar a aproximação entre a França e as iniciativas associadas ao parque, o conselheiro e o cônsul honorário propuseram a realização de workshops franco-brasileiros com instituições de pesquisa da França e pesquisadores associados ao PCT Guamá, a fim de estimular o intercâmbio entre as iniciativas.  Outra possibilidade levantada foi a inclusão do PCT Guamá no cronograma de atividades que o Conselho francês, em parceria com instituições locais, irá promover durante a celebração dos 400 anos de Belém.

O diretor em exercício do PCT Guamá, Márcio Pereira, reiterou o interesse do parque em firmar parcerias para o fomento do empreendedorismo inovador. “Estamos em fase de captação de empreendimentos para ocupar os lotes parque, que é aberto a iniciativas locais, nacionais e internacionais. A reunião foi muito produtiva e a partir deste contato iremos articular para, em breve, possibilitar cooperações nas mais diversas áreas”, declarou.


Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados