Nesta terça-feira (17), a Japan External Trade Organization – Jetro e a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil promoveram, em São Paulo, o seminário “Pará: Terra de oportunidades”, com o objetivo de levar informações sobre o Pará a empresas japonesas instaladas no Brasil, buscando atrair negócios e investimentos ao Estado. Mais de 60 representantes, diretores e presidentes de empresas japonesas puderam conhecer o potencial de investimento em diversas áreas no Estado.
O governador do Pará, Simão Jatene, ressaltou a localização estratégica do Estado em relação ao mercado internacional e o atual estágio da infraestrutura de logística, além dos investimentos previstos para os próximos anos em ferrovias, hidrovias, rodovias e aeroportos.
Segundo Yasuhiro Ishida, diretor-presidente da Jetro no Brasil, o seminário é uma boa oportunidade para aproximar as instituições, governos e empresas, e assim possibilitar o diálogo e iniciar parcerias. “A maior parte das grandes empresas japonesas instaladas no Brasil tem sede em São Paulo, onde ficam os representantes, diretores e presidentes. E eles conhecem muito pouco sobre outros Estados do Brasil. Essa é uma chance, então, de trazer o Pará para perto deles e apresentar todo o potencial para um grupo grande de investidores, que passa a ter as informações corretas e avaliar as oportunidades de expansão de investimentos em outras regiões, como o Pará”, destacou.
Um dos representantes das empresas japonesas presentes no evento, Kazuo Nakaso, comentou que as ações têm se diversificado cada vez mais, e que, de fato, já existe um olhar mais atento para a região Norte. “A logística é favorável e o ambiente também é positivo. Já existem ações sendo trabalhadas na produção de soja no sul do Pará”, disse Kazuo Nakaso, representante da Mistsubishi Corporation do Brasil.
O diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém, destacou o potencial de inovação e as oportunidades de cooperação técnica e de negócios em segmentos estratégicos para o desenvolvimento da região amazônica. “Falamos sobre o projeto de parques tecnológicos do governo, dando ênfase à experiência do PCT Guamá, primeiro parque implantado na Amazônia. Dentre as oportunidades oferecidas pelo parque paraense, destacamos o edital de lotes (aberto até o dia 30 de abril); o Espaço Inovação, que oferece salas comerciais para locação; os serviços oferecidos pela unidade de negócios Guamá Business, além das funcionalidades da i connect, rede virtual do parque”, afirmou.
Em fevereiro, o PCT Guamá recebeu a visita de representantes da Jetro interessados em conhecer as frentes de trabalho conduzidas pelo Parque nas áreas de biotecnologia, energia e tecnologia ambiental. A visita foi uma preparação para o Parque receber, ainda no primeiro semestre deste ano, uma comitiva de empresários e representantes do governo japonês que irão visitar pontos estratégicos para prováveis investimentos e parcerias no Pará.
Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação
Foto: Divulgação/Ag. Pará 17/3/2015 – São Paulo