Em meio às comemorações do aniversário de 399 anos do município de Belém, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) promoveu na manhã da última segunda-feira (12/1) a abertura da semana de cursos do Projeto de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O objetivo é compartilhar experiências e propor soluções para as empresas que fazem parte do projeto e contribuir no crescimento do setor produtivo paraense.
O desenvolvimento de uma cultura exportadora continua sendo pauta neste ano que se inicia, e a programação do calendário de cursos promoverá discussões que visem uma maior organização da micro e pequena empresa, destacando conceitos que fortaleçam suas estruturas e marcas frente à concorrência externa. “Hoje é um dia especial para nossa Belém. E, para continuarmos nesse clima agradável, posso dizer que traremos durante a semana diversos profissionais parceiros com o intuito de auxiliá-los na busca pelas melhores soluções empresarias, contribuindo com o fortalecimento de nossa indústria”, disse Raul Tavares, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-Pará).
As atividades iniciaram com o curso “Gestão Estratégica de Custo”, ministrada pelo técnico expansionista do PEIEX, Márcio Fernandes, que impressionou pela forma como apresentava sua explanação. “As empresas são uma gama de recursos, ou seja, para que ela possa operar perfeitamente é necessário que haja recursos financeiros, humanos, materiais, tecnológico e de marketing. Mas nada disso será suficiente se não tivermos o principal, que é a inteligência para gerir com competência”, alertou Raul. “Eu estou adorando o curso, afinal, busco novos conhecimentos administrativos que estão além da área técnica que atuo”, diz Dâmaris Busman, farmacêutica da empresa Juruá Cosméticos. “Eu recomendo esses cursos para quem puder participar, não apenas eu, mas muitos funcionários de outros setores da Juruá, como o RH e financeiro. Com certeza, viremos para os outros cursos a fim de nos aperfeiçoar”, finaliza.
Serviço – Os cursos são gratuitos para os clientes do PEIEX e as inscrições podem ser feitas em até 48h antes do curso desejado, através de solicitação via email assistente.peiex@fiepa.org.br“, sendo realizado sempre no Auditório 1, 7º Andar do Bloco A. Para maiores informações os interessados podem entrar em contato pelos números (91) 4009-4999/4998. A organização também informa que todos os clientes foram notificados via e-mail sobre as inscrições.
Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da SECTET, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).
Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Texto e foto: Ascom – FIEPA.