A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) está presente na 3ª edição da Pará Negócios, feira multissetorial que começou dia 6 e segue até o próximo domingo, 9/11, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Nesta sexta-feira (7/11), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foi convidado a participar do estande da FADESP, onde vai apresentar as oportunidades do recém-lançado edital de lotes para empresas de base tecnológica e dos serviços na área de empreendedorismo inovador. A Pará Negócios promove o intercâmbio de negócios e tendências de mercado em níveis nacional e internacional. A organização é da Associação Comercial do Pará (ACP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA).
Em todo o período da feira, de 6 a 9/9, a fundação fará parte do espaço de expositores com um estande voltado à aproximação dos investidores que buscam a melhoria tecnológica e a qualificação dos bens e produtos oferecidos à sociedade através do conhecimento científico. Em mais de três décadas de existência, a FADESP tem acumulado experiência na gestão de projetos de pesquisa que não só desenvolvem a ciência e o ensino como aproximam a produção acadêmica das demandas de mercado por produtos e mecanismos que gerem eficiência.
Na estrutura da fundação, há, por exemplo, um serviço de cadastro de empresas, pesquisadores e infraestrutura técnica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Através do cruzamento desses cadastros, é possível identificar e atender as demandas. Nesse contexto, as consultoras técnicas da FADESP, Nylma Maneschy e Paula Castro, também participam do evento, ministrando palestra no dia 7, às 15h, sobre “Produtos para o Desenvolvimento Gerencial”. Entre os pontos a serem abordados está o planejamento estratégico. Outros pontos são a avaliação por meio de indicadores de desempenho institucional, modelagem de processos e gestão de qualidade, reestruturação organizacional, mapeamento de competências e políticas de cargos e salários.
Confira a programação completa no site da feira ou no Facebook.
Texto: Portal FADESP