Entendendo a importância do design como instrumento de fortalecimento da imagem das empresas paraenses, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu na manhã da última quarta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a Oficina de Competitividade Web Design, Inovação e Design de Embalagem. O evento teve parceria do Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN/FIEPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
Dentro da área de inovação e design, existe o projeto Designexport, programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design, voltadas para a exportação. “Em 2 anos de trabalho nós tivemos 100 inovações no Brasil todo, e ao longo desse trajeto percebemos que o empresário ainda não tinha noção da importância do design como instrumento de inovação. Porém, o design veio mostrar outras possibilidades, com custos mais baixos e ganhos de mercado maiores”, diz Lobo. De acordo com Marco Aurélio, o Brasil possui diferenciais de destaque internacional que podem ser resumidos em três palavras. “Simples, verde e inteligente”, pontuou.
As oficinas foram ministradas por renomados profissionais no mercado nacional como Gisela Schulzinger, que tratou sobre Inovação e Design de Embalagem; e Jay Sassini, que tratou sobre Webdesign. Sassini, responsável pela área de criação na empresa Oz Design, destacou a importância de se ter um conjunto de profissionais responsáveis pelo setor de design de uma empresa. “Para o design, é necessário possuir um time multidisciplinar, onde cada integrante possua habilidades únicas e diferentes, seja em negócios, estratégias, tecnologia ou design”. Traçar metas e escolher as melhores estratégias para a composição do plano de design é essencial para a inovação.
Schulzinger pontuou a importância de inovar com criatividade e ousadia. “A inovação que garante a competitividade das empresas passa não exclusivamente pela tecnologia e sim pela criatividade no momento de redefinir caminhos e atitudes para manter a relevância da empresa no mercado. É preciso construir valor com significação. Sem significação não há conexão com as pessoas. É preciso ousar e arriscar para atender as novas exigências da sociedade”, mencionou.
“A oficina foi muito boa. O palestrante nos fez interagir com outras pessoas e pudemos trocar experiências. Isso foi, sem dúvidas, o maior aprendizado que tivemos hoje”, diz José Flávio, participante. “Eu recomendo que, em uma próxima oportunidade, outras pessoas também se inscrevam e tragam novas experiências, porque a oficina vale a pena e é muito produtiva”, aconselha.
PCT Guamá – O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).
Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa Redes – Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Fonte: ASCOM-Fiepa com informações de ASCOM-PCT Guamá.