Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Oficina de Competitividade reúne empresários e designers


Entendendo a importância do design como instrumento de fortalecimento da imagem das empresas paraenses, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu na manhã da última quarta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a Oficina de Competitividade Web Design, Inovação e Design de Embalagem. O evento teve parceria do Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN/FIEPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

Com o objetivo de buscar novas soluções de design, o evento apresentou cases de sucesso praticados em outros estados e a mostra de projetos desenvolvidos pela Apex-Brasil com o intuito de incentivar práticas de inovação e visibilidade das indústrias brasileiras. “As oficinas são importantes para colocar os empresários dentro dos temas de inovação e design. Eles precisam ser sensibilizados, não bastando assistir apenas palestras por si só, mas ele precisa aprender sobre a importância de inovar”, explica Marco Aurélio Lobo Jr, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil.

Dentro da área de inovação e design, existe o projeto Designexport, programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design, voltadas para a exportação. “Em 2 anos de trabalho nós tivemos 100 inovações no Brasil todo, e ao longo desse trajeto percebemos que o empresário ainda não tinha noção da importância do design como instrumento de inovação. Porém, o design veio mostrar outras possibilidades, com custos mais baixos e ganhos de mercado maiores”, diz Lobo. De acordo com Marco Aurélio, o Brasil possui diferenciais de destaque internacional que podem ser resumidos em três palavras. “Simples, verde e inteligente”, pontuou.

As oficinas foram ministradas por renomados profissionais no mercado nacional como Gisela Schulzinger, que tratou sobre Inovação e Design de Embalagem; e Jay Sassini, que tratou sobre Webdesign. Sassini, responsável pela área de criação na empresa Oz Design, destacou a importância de se ter um conjunto de profissionais responsáveis pelo setor de design de uma empresa. “Para o design, é necessário possuir um time multidisciplinar, onde cada integrante possua habilidades únicas e diferentes, seja em negócios, estratégias, tecnologia ou design”. Traçar metas e escolher as melhores estratégias para a composição do plano de design é essencial para a inovação.

Schulzinger pontuou a importância de inovar com criatividade e ousadia. “A inovação que garante a competitividade das empresas passa não exclusivamente pela tecnologia e sim pela criatividade no momento de redefinir caminhos e atitudes para manter a relevância da empresa no mercado. É preciso construir valor com significação. Sem significação não há conexão com as pessoas. É preciso ousar e arriscar para atender as novas exigências da sociedade”, mencionou.

“A oficina foi muito boa. O palestrante nos fez interagir com outras pessoas e pudemos trocar experiências. Isso foi, sem dúvidas, o maior aprendizado que tivemos hoje”, diz José Flávio, participante. “Eu recomendo que, em uma próxima oportunidade, outras pessoas também se inscrevam e tragam novas experiências, porque a oficina vale a pena e é muito produtiva”, aconselha.

PCT Guamá – O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

 

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes – Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.  


Fonte: ASCOM-Fiepa com informações de ASCOM-PCT Guamá.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados