Os cases de sucesso e o cronograma da edição 2014 dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente foram apresentados pelo coordenador da iniciativa, professor José Rincon Ferreira, e por representantes do Banco da Amazônia, Oduval Lobato Neto e Laura Santos, durante encontro com o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém. A reunião, ocorrida na manhã desta quarta-feira (25/6), no PCT Guamá, foi documentada pela rede de televisão Amazon Sat, que também é parceira de divulgação da premiação.
Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente buscam identificar projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológico e social e o reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região, além de promover uma reflexão sobre as perspectivas econômicas, ambientais e sociais para o desenvolvimento sustentável da Amazônica. Estas premiações são instituídas pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – (CNI), o SEBRAE Nacional, o Banco da Amazônia com o apoio das federações das indústrias da região amazônica e diversas instituições e empresas da iniciativa privada.
Para o professor José Rincon, divulgar estes prêmios em ambientes de inovação como o PCT Guamá é uma estratégia para ampliar o acesso aos públicos sobre as informações dos certames. “Parcerias como a do PCT Guamá são fundamentais para permitirmos maior visibilidade a estes prêmios, que contemplam ideias novas para a região amazônica”, comentou. Rincon também relatou algumas experiências de sucesso empreendedor que iniciaram com o impulso do prêmio. “Ficamos muito felizes em perceber a importância destas iniciativas, que já foram determinantes para a criação de empresas inovadoras na região”, completou, entregando ao diretor-presidente do PCT Guamá, exemplares de um relatório que documenta os cases de sucesso das premiações Professor Samuel Benchimol, realizado há 11 anos, e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, que soma 7 anos.
O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, reforçou a parceria do parque paraense na divulgação dos prêmios, lembrando que uma empresa paraense residente na incubadora de empresas da UFPA e apoiada pelo Parque, a Amazon Dreams, já foi contemplada e também considerando a relevância dos certames para contribuir com a construção de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região. “Estes prêmios representam um selo de qualidade aos projetos contemplados. Temos grande satisfação em apoiar estas ações de fomento ao empreendedorismo inovador em nossa região”, declarou.
Também participaram da reunião os representantes da rede Amazon Sat, Raimundo Picanço (Gerente de Jornalismo), Menderson Coelho (Gerente de Sustentabilidade) e o repórter David Santos Diogo. Durante entrevista à equipe de TV da Amazon Sat, que documentou o encontro, Abelém (foto abaixo) mencionou como os prêmios são importantes para valorizar o empreendedorismo na Amazônia e adiantou que Belém (PA) também receberá uma outra iniciativa de fomento ao empreendedorismo inovador no período de 22 a 26 de setembro deste ano: a XXIV edição do Seminário de Parques Tecnológicos e XXII Workshop Anprotec, maiores eventos do setor na América Latina.
Este evento têm organização nacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e organização local do PCT Guamá com a parceria local da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Pará (UFPA), Serviço Nacional da Indústria – Seção Pará (Senai-PA), Banco da Amazônia, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia e Eletronorte/Eletrobrás.
Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).
Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Serviço
Mais informações e inscrições para Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente em: http://www.amazonia.mdic.gov.br/premio/index/item/15
Texto: Solange Campos – Ascom PCT Guamá