Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

UNIVERSITEC promove palestra sobre biodiversidade com presidente regional da Martinica


Aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade é um dos grandes desafios contemporâneos, sobretudo na região que detém a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. A questão é o centro da palestra “Biodiversidade e Desenvolvimento”, ministrada por Serge Letchimy, Presidente do Conselho Regional da Martinica, nesta quinta-feira (17), no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro, promovido pela UFPA, por meio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC, traz ainda a participação dos pesquisadores Emmanuel Nossin, farmacêutico e etnofarmacólogo, e Philippe Joseph, professor de botânica, ecologia e biogeografia na Universidade das Antilhas e Guiana. A palestra será realizada no auditório da UNIVERSITEC, a partir de 9h30.

O evento integra a agenda de Letchimy no Pará, onde estará em visita entre os dias 15 e 18 de abril, a fim de formalizar um desejo comum de fortalecer as relações junto ao estado. Letchimy virá para Belém para assinar uma convenção de cooperação descentralizada entre o Pará e a Região da Martinica.

A cooperação entre as regiões tem um caráter múltiplo e abarca setores como o desenvolvimento de energias renováveis, biodiversidade e nutrição animal; a transferência de tecnologia no campo da agroindústria e pecuária; a busca de sinergia em produtos farmacêuticos e na área da farmacopeia; o setor do turismo e da cultura.

Junto à UFPA, um dos interesses é estabelecer intercâmbio de conhecimento e parceria científica por meio do PARM – Polo Agroalimentar Regional da Martinica. Trata-se de um polo de expertise que desenvolve há 10 anos atividades de pesquisa, orientação e assessoria junto aos setores e às empresas da área agroalimentar. O PARM é o parceiro do desenvolvimento e da inovação dessa área na Martinica, beneficiado pelo apoio da Autoridade Regional em termos de financiamento e de orientação na estratégia de implantação das suas atividades na Martinica.

Referência na pesquisa de inovação e produção de conhecimento na área de biodiversidade na Amazônia, a UNIVERSITEC tem interesses em comum com a Martinica, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a matérias-primas da floresta e estimular a economia sustentável. “Essa parceria é fundamental porque integra interesses comuns. São dois focos primordiais: o uso da biodiversidade em programas que agreguem valor a produtos oriundos do patrimônio genético da Amazônia, tornando-os competitivos para o mercado nacional e estrangeiro. Em segundo lugar, trata-se de uma parceira importante em atividades conjuntas na área do desenvolvimento científico, tão fundamental quanto a própria inovação tecnológica”, analisa Gonzalo Enriquez, diretor da UNIVERSITEC.


Fonte: ASCOM-UNIVERSITEC

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados