O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) lança nova data para a apresentação de propostas de empresas inovadoras interessadas em ter base no parque paraense: 4 de dezembro de 2013 com o objetivo de oferecer um prazo para maior para a candidatura de projetos. Cinco lotes com metragens que abrangem de 2.481,08 até 3.322,01 m² estão sendo disponibilizados para a Concessão de Uso Onerosa. As propostas com melhor preço, conforme orientações do edital, serão contempladas.
Os lotes destinam-se à instalação de empreendimentos dedicados à realização de atividades científico-tecnológicas, de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhados às áreas prioritárias de atuação do PCT Guamá: biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral.
O PCT Guamá já reúne 18 empreendimentos em ciclos distintos de desenvolvimento (projeto, construção, implantação, operação). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon), a Parafarma, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), dois laboratórios da Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto Senai de Inovação, um Centro de Acreditação do Imetropará, uma Escola Técnica Profissionalizante, um laboratório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), seis laboratórios e dois centros de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) compõem os residentes neste parque tecnológico.
Em operação há três anos, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).
Serviço
Empresas de base tecnológica interessadas em implantar bases no PCT Guamá devem apresentar proposta no dia 4 de dezembro de 2013. A versão eletrônica do edital está disponível no site http://www.comprasnet.gov.br/. Pesquisar Concorrência 11/2013, publicada no dia 07/10/2013. A cópia na íntegra do edital deve ser retirada na Comissão Permanente de Licitação da UFPA, que fica localizada no prédio do Depad, próximo à Gráfica da UFPA, no segundo portão do Campus Guamá. Mais informações:(91) 3321-8900 ou pelo e-mail ascom@fundacaoguama.org.br
Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá