Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Lançado edital para o SUS: gestão compartilhada em saúde



Lançado edital para o SUS: gestão compartilhada em saúde


Para apoiar atividades de pesquisa que apontem para a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em gestão de saúde e em temas prioritários para o estado do Pará, o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), lançou nesta segunda-feira (24), o edital PPSUS – Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde.

A Fundação convida para este certame os pesquisadores paraenses a apresentarem projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) com foco no desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no País à redução das desigualdades regionais na área da saúde. Dentro dessa ótica, o PPSUS vai financiar pesquisas que, exclusivamente, contribuam para a resolução de problemas prioritários de saúde da população paraense e, consequentemente, para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do PPSUS envolver parcerias nos âmbitos federal e estadual, o fomento é descentralizado à pesquisa nos Estados da federação e a operacionalização do Programa dá-se com a transferência dos recursos financeiros do Ministério da Saúde (MS) ao CNPq, que, por sua vez, repassa esses recursos para a Fapespa, agente executor do Programa no Pará. O valor global estimado para este edital é de R$ 1,7 milhões, sendo: R$ 664 mil do MS, que compõem parte de recursos repassados à Fundação por meio do convênio entre CNPq e Fapespa e $ 1 milhão provenientes do tesouro do estado do Pará.

Como instituições parceiras responsáveis pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS, em nível estadual, a Fapespa e a Sespa, por meio dessa ação, vai possibilitar a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia ao provocar a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas considerados prioritários, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população paraense.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital, custeio e bolsas, sendo que os recursos federais serão exclusivamente para capital e custeio. Mais informações sobre o edital podem ser acessadas  neste link no site da Fundação Amazônia Paraense.

 

Texto: Simone de Campos – Ascom – Fundação Amazônia Paraense

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados