Demandas tecnológicas do setor produtivo são levantadas pelo PCT Guamá
Dezenas de visitantes entre empreendedores de pequeno, médio e grande porte, pesquisadores e consultores da área de empreendedorismo conheceram as oportunidades do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) apresentadas em estande durante a XI Feira da Indústria do Pará (FIPA) entre os dias 22 e 25 de maio no Hangar Centro de Convenções e Feiras. Na ação I Conect foram realizados 80 cadastros de demandas tecnológicas do setor produtivo nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia, tecnologia ambiental, tecnologia mineral e tecnologia social.
Esta ação visa aproximar o setor produtivo de empresas de base tecnológica e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que podem prover soluções a várias demandas de inovação tecnológica da área industrial. No estande do PCT Guamá também teve oportunidade para pesquisadores empreendedores desenvolverem parcerias como Adalbery Castro, do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados da UFPA (LASSE-UFPA), que faz parte de uma equipe que trabalha com sistemas embarcados; e Lauro Souza Neto, formado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), que desenvolve tecnologia na construção de impressoras 3D para a geração de protótipos em Belém (PA). A parceria é para a apresentação e posterior compartilhamento desta tecnologia ao LASSE. Durante os cadastros da ação I Conect, também foi possível viabilizar interfaces imediatas entre empreendedores como Fabiane Pinheiro, que tem projeto na área de reciclagem de resíduos; e Silvio Pompeu, que também busca parceria para desenvolver iniciativa nesta área.
Inovação – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará.
Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).
Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá