Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Empreendedores conhecem estratégias para conquistar investidores anjo


Empreendedores conhecem estratégias para conquistar investidores anjo


O crescente mercado de investimento anjo no Brasil e as estratégias gerais a serem adotadas para empreendedores captarem recursos e parcerias junto a estes investidores foram abordadas no primeiro módulo do Workshop Investimento Anjo para Empreendedores, ministrado, na última quinta-feira (25/4), pelo consultor e investidor anjo Marcos Hashimoto, da organização Anjos do Brasil. A capacitação foi realizada pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) com o objetivo de incluir Belém na rota do investimento anjo.

Em dinâmica interativa, os empreendedores das áreas de biotecnologia, tecnologia ambiental e tecnologia da informação e comunicação de Belém (PA) e Manaus (AM) tiveram a oportunidade de relatar suas experiências e projetá-las para um mercado de  investimento anjo, por meio do qual podem ser aportados recursos ou mentoria e representação de investidores anjo em negócios nascentes. “Este mercado envolve recursos financeiros e também mentorias e representações. Caso o empreendedor não queira aporte financeiro, pode propor apenas uma parceria de mentoria com o anjo, que, ao participar como um curador do negócio, também contribui para maior credibilidade do empreendimento no mercado”, mencionou Hashimoto.

Entre as orientações para os que buscam investimento, o ministrante atentou para a necessidade do empreendedor apresentar um breve e atraente discurso para conquistar a empatia do investidor. “A relação empreendedor-anjo é parecida com um namoro. Tem que ter a química para dar certo”, comentou Hashimoto, que também ressaltou a importância do empreendedor buscar previamente referências sobre o anjo, para saber se ele está alinhado ao seu modelo de negócio e sobre suas experiências com outros empreendedores. “Não é só o anjo que escolhe o empreendedor. O empreendedor também deve saber escolher o anjo certo”, mencionou.

Para Livia Miyagawa, engenheira de alimentos da empresa Amazon Dreams, o primeiro módulo do workshop foi um importante aprendizado para conhecer o mercado de investimento anjo e referenciais para construir um atrativo modelo de negócio. “Aprender sobre este lado gestor está sendo uma descoberta para a minha formação, pois não tive disciplina sobre empreendedorismo em minha graduação. Também vou repassar este conhecimento aos meus colegas da empresa”, declarou.

O empreendedor Edivaldo Souza, que tem projeto na área de exaustão de gases, considerou o primeiro módulo como uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o mercado de investimento anjo. “Foi muito interessante poder esclarecer questões que eu tratava de maneira intuitiva no meu projeto. Esta experiência ajudará a construir melhor o meu negócio”, comentou.

Para a empreendedora Raquel Omena Melo, de uma empresa de serviços de informação de Manaus (AM), o workshop foi produtivo para a troca de experiências com os empreendedores de Belém e com o ministrante Marcos Hashimoto. “Achei ótimo a interação durante e nos intervalos do workshop, onde aproveitei também para ouvir dicas do ministrante que vão ajudar a aperfeiçoar o meu negócio”, afirmou.

Na opinião do empreendedor Cezar Alberto da Tavares, que tem um negócio na área de sustentabilidade, o conteúdo repassado no workshop é novo e promissor para sua jornada empreendedora. “Este tipo de capacitação é uma oportunidade para identificar o que precisamos focar em nosso negócio para chegar a uma fatia de mercado com possibilidades de expansão, quem são os possíveis investidores do nosso empreendimento e contribui para ganharmos segurança para arriscar mais neste mercado”, relatou.

Além de empreendedores, o workshop também reuniu gestores de órgãos públicos relacionados às áreas de empreendedorismo, inovação e atração de investimentos como a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).  

Estão programados mais dois módulos: um intermediário, quando será validada a estratégia de negócio, planejado o processo de aproximação e preparado um plano de negócio para a captação de recursos de investidores anjo, previsto para o mês de maio; e outro avançado, quando serão apresentadas técnicas de negociação com o investidor anjo, incluindo aspectos de valoração do negócio e legais/contratuais, previsto para o mês de junho. “A partir destas capacitações, esperamos incluir Belém entre os núcleos regionais de anjo para estimular a criação de mais negócios de base tecnológica no Pará”, comentou Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.       

Polo  O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia em operação. Promove a interface entre centros de pesquisa e desenvolvimento e a indústria e dispõe de uma série de serviços direcionados ao fomento do empreendedorismo inovador e à aplicação de novas tecnologias e processos inovadores na região.

Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados