PCT Guamá inicia conexões na rede social I Conect
A rede social I Conect, construída pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) para conectar projetos e práticas inovadoras com demandas do setor produtivo, já está disponível para receber conexões. Podem participar pesquisadores, representantes de laboratórios e de empresas de base tecnológicas residentes ou externos ao PCT Guamá. Para criar um perfil, basta acessar http://iconect.pctguama.org.br
A I Conect vai conectar as pesquisas e práticas inovadoras desenvolvidas dentro e fora do PCT Guamá em um ambiente virtual com o objetivo de alinhar as demandas tecnológicas do setor produtivo da região com as soluções oferecidas pelos potenciais prestadores de serviços presentes neste ambiente. “Uma das propostas principais desta rede social é aproximar de maneira dinâmica empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação que podem estar em diferentes pontos do território nacional e até do exterior para compartilharem demandas e soluções tecnológicas”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.
No mês de março o PCT Guamá também apresentará a I Conect num evento presencial no parque tecnológico. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor as oportunidades a serem geradas pela rede social, os perfis dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que estão implantados ou em fase de implantação no PCT Guamá, além de interagir com os profissionais e pesquisadores da área que também já estarão conectados à rede social.
Desenvolvimento – Em operação desde 2010, o PCT Guamá promove a interface entre centros de pesquisa e desenvolvimento e a indústria e dispõe de uma série de serviços direcionados ao fomento do empreendedorismo inovador e à aplicação de novas tecnologias e processos inovadores na região. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Para (UEPA) e do Museu Paraense Emilio Goeldi.
Residentes – O Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Laboratório de Alta Tensão já estão em operação no PCT Guamá. O Instituto Tecnológico Vale (Desenvolvimento Sustentável), o Laboratório de Qualidade do Leite (Biotecnologia) e o Espaço Inovação, que receberá mais seis laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e disponibilizará, por meio de edital, salas para startups, estão em fase de construção. Em breve, o PCT Guamá também receberá a Parafarma (Biotecnologia), o Instituto SENAI de Inovação (Tecnologia Mineral), o Centro de Acreditação de Laboratórios do Inmetro (Metrologia), o Amazon Fer (Tecnologia de Pontes e Ferrovias) e uma Escola Técnica Profissionalizante da Seduc.
Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá