PCT Guamá terá visibilidade junto a programa de TIC e para cooperação econômica na CeBIT 2013
O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) participará, pelo segundo ano, da Feira Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (CeBIT) 2013, um dos maiores eventos na área da indústria digital, que envolve feira, conferências, eventos corporativos, entre outras iniciativas, no período de 5 a 9 de março em Hannover (Alemanha).
O PCT Guamá participará de reuniões com instituições de pesquisa e desenvolvimento e com empresas e, juntamente com outras entidades, participará, com estande, do espaço IT BRASIL, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a convite da Deutsche Messe, organizadora do evento, sendo o único polo tecnológico da região norte a participar, ao lado de outros parques brasileiros do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. “Será uma nova oportunidade para firmar presença e o nome do PCT Guamá num dos maiores eventos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no mundo e um momento para compartilhar as experiências e os serviços do parque paraense com empresários, investidores e representantes de instituições do setor de vários países”, comenta Márcio Roberto do Carmo Pereira, diretor administrativo e financeiro do PCT Guamá.
Com o tema central Economia partilhada, a CeBIT 2013 propõe o compartilhamento de conhecimentos, recursos, contatos, redes, produtos, soluções e serviços como nova forma de cooperação com a expectativa de modificar o ambiente laboral dentro e fora das empresas. O estande do PCT Guamá terá visibilidade junto ao AL-Invest, um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Européia, cuja finalidade é apoiar o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas latino-americanas por meio de instrumentos e ferramentas que lhes permita fortalecer sua presença nos mercados europeus. “É uma boa oportunidade para o PCT Guamá se aproximar deste programa, que se fundamenta em valores partilhados e interesses estratégicos comuns entre a União Europeia e a América Latina, sendo também um importante eixo social, político, tecnológico, econômico, comercial e financeiro para a América Latina”, comenta o diretor administrativo e financeiro do parque paraense.
Gestão – O PCT Guamá é sediado em Belém (PA) e tem as áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritárias para negócios e pesquisas de base tecnológica. A gestão do parque paraense cabe à Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta ainda com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).