Abertas as inscrições ao I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico
Estão abertas, até o dia 28 de dezembro, as inscrições para jornalistas interessados em concorrer ao I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. O objetivo é valorizar os profissionais da imprensa que atuam no jornalismo sobre ciência, incentivando o aumento do interesse e do conhecimento popular sobre ciência e tecnologia no Estado.
As matérias inscritas devem abordar temáticas referentes à ciência, à tecnologia e à inovação, sendo valorizadas aquelas que contribuem para a qualidade do jornalismo regional e para a popularização destes assuntos entre a sociedade paraense. Os trabalhos devem ter sido divulgados em veículos de comunicação de massa sediados no Estado do Pará no período compreendido entre 01 de janeiro de 2011 e 30 de julho de 2012.
Serão concedidos prêmios no valor de R$5 mil aos primeiros colocados, divididos de acordo com as seguintes categorias: Impresso, Rádio e Televisão, totalizando R$15 mil. Para o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, o prêmio busca reconhecer jornalistas que conseguiram transformar as pautas ligadas à ciência em matérias atraentes e educativas para o público em geral. “Além disso, buscamos estimular a criação de mais espaços nos veículos de comunicação locais para matérias destinadas à divulgação científico-tecnológica”, destaca o secretário.
Oportunidades – O Prêmio integra o Programa Ver-a-Ciência – Política Estadual de Difusão e Popularização da Ciência, desenvolvido pela Secti , cujo objetivo é promover e apoiar ações voltadas a tornar a ciência um bem público e partilhado. Além do edital destinado a jornalistas, estão abertos os editais do Prêmio Paraense Destaque Científico, voltado a pesquisadores, e o de submissão de artigos para à Revista Ver-a-Ciência. Para conferir os regulamentos, clique aqui.
Serviço
Mais informações pelo telefone 4009-2514 e pelo e-mail: premiojorcientifico@gmail.com
Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti