Palestras e painéis sobre a área de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, incluindo os avanços das redes metropolitanas que atendem o interior do Pará, estão na programação do Fórum das Organizações Usuárias da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Pará (FOUR-PA 2012), que está sendo realizado nesta terça-feira (13) no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
O evento, espaço de interação entre os usuários da RNP no Pará, parceiros da Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) e representantes do setor local e nacional, é uma parceria entre o Ponto de Presença da RNP no Pará (PoP-PA/RNP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). “A proposta do evento é mostrar e divulgar os serviços desenvolvidos pela RNP no Pará e abordar temas relevantes na área de infraestrutura de TIC, buscando fortalecer o relacionamento com os usuários dos serviços da RNP”, comenta Vanner Vasconcellos, coordenador técnico do PoP-PA.
O coordenador administrativo do PoP-PA, Antônio Abelém, abriu o evento, que iniciou com a palestra “Tecnologias no PoP e Metrobel”, com Vanner Vasconcellos (PoP-PA). Na sequência, foram apresentadas as palestras “Serviços da RNP”, com Marcelino Cunha e Leandro Guimarães, da área de Gerência de Serviços da RNP; “Compressão de dados”, com Mauricio Ribeiro, da empresa Exinda Networks; e o painel “Gerência de endereçamento”, envolvendo representantes de instituições usuárias da RNP: Hugo Kuribayashi, da UFPA; Ricardo Cabeça, do Instituto Federal do Pará (IFPA); Kleber Vilhena e Ricardo Biasan Neto, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O FOUR-PA segue na tarde desta terça-feira com as palestras “Redes Metro Ethernet”, com Caio Conrado, da empresa Extreme Networks; “Evolução das redes para o interior do Pará”, com Leila Daher, representante da Prodepa; “Desmistificando BGP”, com Raniery Pontes (PoP-PA). O evento encerra com o painel “Datacenter PoP-PA”, que envolverá Walter Molina, da empresa AcecoTI; Marcelino Cunha e Leandro Guimarães, da RNP; e Caio Conrado, da Extreme Networks.