Mais de 300 startups no páreo do Desafio Brasil
Ao registrar as inscrições de 356 startups de várias regiões brasileiras, a organização do Desafio Brasil, competição nacional de startups, iniciará, com o apoio de juízes regionais (formados por profissionais do movimento de inovação), a fase de avaliação dos sumários executivos submetidos, o chamado First Screening, que terá duração de 13 dias, tendo sua conclusão prevista para o dia 30 de julho de 2012.
O estado de São Paulo computou o maior número de inscrições, com 79 startups candidatas; seguido pelo estado do Paraná, com 43 inscrições; e Santa Catarina, em terceiro, com 33 inscritas. Na região Norte, onde a competição tem apoio operacional do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), foram registradas 11 inscrições, sendo 55% do Pará, totalizando seis startups.
Programa de fomento à inovação tecnológica e ao empreendedorismo em estágio nascente, o Desafio Brasil é voltado para empreendedores que buscam caminhos para executar ideias inovadoras, incentivando a criação e estimulando o desenvolvimento de projetos tecnológicos. O programa é coordenado pelo GVcepe (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital – PE &VC), de São Paulo.
A competição é dividida em etapas estaduais, nacionais e internacionais. Os classificados em cada estado terão a oportunidade de participar de rodadas de negócio com investidores nacionais e internacionais e passar por cursos de formação executiva. Além disso, a competição promove milhares de reais em prêmios e benefícios, que abarcam consultorias estratégicas e jurídicas, recursos financeiros, passagens e hospedagens custeadas, vagas para competições internacionais e programas de aceleração no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
A final nacional ocorrerá no mês de outubro, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP), e reunirá as startups mais bem classificadas do Brasil para se apresentarem a uma banca de avaliação composta por renomados profissionais de empreendedorismo e PE&VC do Brasil.
Rede – O PCT Guamá é resultado de um convênio entre Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Tem gestão da Fundação Guamá e conta com aporte financeiro do Governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Texto: Solange Campos