Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Cooperação visa o intercâmbio de gestores de negócios inovadores do Pará com a Itália

 

 

Cooperação visa o intercâmbio de gestores de negócios inovadores do Pará com a Itália 


Representantes do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec-UFPA) reuniram-se, na manhã da última terça-feira (22/5), com representantes da Associação Italiana de Parques de Ciência e Tecnologia (APSTI) e do Polo Tecnológico Navacchio, de Pisa (Itália), para começar a construir uma cooperação técnica no sentido de preparar empreendedores para a gestão de negócios inovadores e promover o intercâmbio de experiências entre gestores paraenses e italianos.

 O PCT Guamá, a Secti e a APSTI já têm um termo genérico de cooperação técnica. Neste novo encontro, foi pontuada a necessidade de definir as áreas prioritárias de interesse para iniciar a operacionalização da cooperação. Foram mencionadas como principais áreas: biotecnologia (fármacos, cosméticos e alimentos), energia, tecnologia da informação e comunicação e gestão de empreendedorismo inovador.

Na ocasião, Alessandro Giari, presidente da APSTI, mencionou a experiência positiva que os parques tecnológicos italianos têm no relacionamento colaborativo entre  empresas nascentes (start ups) e incubadoras. “Nosso trabalho principal é transformar a alta tecnologia desenvolvida dentro das universidades em negócios para o mercado”, comentou Giari.

Recentemente, o Polo Tecnológico Navacchio estabeleceu um acordo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), que envolveu o intercâmbio de empreendedores que desenvolvem negócios nas incubadoras de Manaus, visando melhorar o funcionamento destas empresas. “Entre os bons resultados deste acordo, foram geradas oportunidades de trabalho entre as empresas incubadas e melhorias nas performances dos negócios”, relatou Elisabetta Epifori, diretora do Polo Tecnológico Navacchio e do Consórcio de Incubadoras de Empresas de Pisa.

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, reafirmou o interesse em avançar na cooperação técnica com as instituições italianas nas áreas de foco tecnológico do PCT Guamá e na capacitação de empreendedores que estão desenvolvendo negócios que podem ser potencializados neste ambiente de inovação. “O PCT Guamá está aberto a construir esta parceria com a APSTI, junto à Universitec-UFPA e à Secti, com o objetivo de conhecer o modelo de rede colaborativa bem executado por esta associação e o Polo Tecnológico Navacchio e, a médio prazo, implantar uma dinâmica similar”, comenta.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto Alberto Arruda (Ciência, Tecnologia e Inovação), o diretor-administrativo financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira, e o diretor da Universitec-UFPA, Ubiratan Holanda Bezerra. O próximo passo será definir os pontos específicos do acordo de cooperação técnica.

Expertises – A Associação Italiana de Parques de Ciência e Tecnologia (APSTI) envolve a maioria dos parques tecnológicos (31) de quase todas as regiões italianas e tem como missão apoiar o desenvolvimento econômico através da inovação. Reúne 600 empresas intensivas em tecnologia e 170 centros de pesquisa e desenvolvimento em áreas diversas como biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, genômica, energias renováveis e bioconstrução.

O PCT Guamá, localizado em Belém (Pará), é um dos três polos tecnológicos do estado já implantado, que visa contribuir para um novo modelo de desenvolvimento, baseado na economia orientada à inovação. É resultado de um convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi. 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados