Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura será aberta nesta terça-feira
O paraense Camillo Vianna, que durante décadas atuou em diversas questões ambientais em defesa da Amazônia e respeito aos povos da região, é o homenageado deste ano da Mostra de Ciência e Cultura, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A Mostra será aberta, com homenagem ao ambientalista, nesta terça-feira (10/4), às 18h, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
A Mostra percorre escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual na capital e no interior e todo ano ganha o nome de uma personalidade da área científica ou educacional com atuação de destaque no Pará. “É importante que as crianças e jovens de todo o Pará, e não só da capital, tenham contato com a produção de ciência e tecnologia (C&T) das nossas instituições de ensino e pesquisa. Esperamos, com isso, estimular a valorização do saber e, quem sabe, despertar o interesse em futuros profissionais da ciência”, comenta Tatiana Ferreira, coordenadora de Difusão e Popularização de C&T da Secti.
Na solenidade de abertura da Mostra será apresentado um vídeo que deixa claro que o pensamento de Camillo continua atual. “Ele não trata os problemas ecológicos de forma desvinculada das questões sociais. Muito pelo contrário, deixa claro que as soluções para a crise ambiental, em nível regional, precisam incorporar o homem que vive na Amazônia e sua cultura”, destaca Tatiana. A sobrinha de Camillo, Noemi Viana, falará sobre a vida e obra do ambientalista e, posteriormente, o próprio homenageado fará o seu pronunciamento. Uma apresentação com o grupo de choro Clave da Lua, da Fundação Carlos Gomes, encerra a programação de abertura.
Desde sua concepção, a Mostra de Ciência e Cultura vem integrando ações que visem à popularização da ciência e da tecnologia. Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, em 2012, a Mostra pretende, também, chamar a atenção para a importância da preservação ambiental.
Dentre as atividades promovidas pelos parceiros da Mostra que incentivam essa consciência estão o Programa Natureza, uma espécie de programa de auditório interativo com temática sobre o meio ambiente, oficinas sobre reciclagem e construção de uma horta suspensa caseira, além de palestras na área de educação ambiental.
Calendário – Em abril, a Mostra Camillo Vianna chegará a Soure, no Arquipélago do Marajó, nos dias 12 e 13, e a Terra Alta, no nordeste paraense, em 26 e 27. Em maio, serão contemplados Capanema, nos dias 10 e 11, e Paragominas, em 14 e 15. A programação do primeiro semestre encerra em junho, quando a Mostra será realizada nos municípios de Moju, nos dias 14 e 15, e Abaetetuba, em 28 e 29.
As mostras são viabilizadas com o apoio de instituições de pesquisa, além de organizações governamentais e não-governamentais como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (Etepa/Salvaterra), Parque de Ciências, Associação Agroecológica IARA, Fundação Carlos Gomes (FCG), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amazônia Oriental).
Serviço
Abertura da Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura
Data: 10/04/2012. Horário: 18h. Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira – Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (entrada pela Av. Magalhães Barata).