RESIDENTES E ASSOCIADOS


Instituições e Empresas

INSTITUIÇÕES

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Com atuação em Belém desde 2008 e sediado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá desde julho de 2010, o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um centro de pesquisas e desenvolvimento científico com duas grandes missões: fazer monitoramento da região amazônica por satélite e disseminar geotecnologias, nacional e internacionalmente. O CRA é responsável por três grandes projetos do Instituto voltados ao monitoramento da floresta, que juntos visam a redução dos índices de desflorestamento.

O TerraClass é uma iniciativa inédita no mundo, cujo empenho está em qualificar o desmatamento na Amazônia Legal, e já gerou dados sobre uso e cobertura da terra para os anos de 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014; o DETER-B é um sistema de detecção do desmatamento em tempo quase real. O trabalho é feito através da análise de imagens de satélite de alta resolução, capazes de discriminar corte raso, desmatamento com vegetação, áreas de mineração ilegal, além do processo de degradação em diferentes intensidades, cicatrizes de incêndio florestal e corte seletivo e serve como auxílio às equipes de fiscalização, como do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); já o Capacitree é o Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite, que treina técnicos e compartilha geotecnologias e conhecimentos em sensoriamento remoto, para que ao final tais participantes sejam capazes de estruturar um projeto de monitoramento de florestas em seus países. Com o Capacitree o INPE compartilha sua experiência de três décadas no acompanhamento de florestas e já trouxe ao Pará mais de 450 técnicos de países da América Latina, Ásia e África. Ao longo destes seis anos instalado no PCT Guamá, o CRA usufrui de toda uma infraestrutura inovadora que atende às demandas atuais e futuras na área de geotecnologias e tecnologias espaciais.

Mais informações: www.inpe.br/cra / (12) 3208-7296 / secretaria.cra@inpe.br.

 

FAB LAB Belém

O FAB LAB Belém é o primeiro espaço que integra a rede mundial de FAB LABs instalado na Amazônia. É uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é democratizar a tecnologia para a resolução de problemas locais. Para isso, disponibiliza equipamentos, ferramentas e serviços em fabricação digital (impressão 3D, fresadoras CNC, entre outras), programação (arduino e outras plataformas) e outros campos da cultura maker. É um espaço de educação, criação e compartilhamento de saberes e experiências que busca engajar as pessoas para a transformação da realidade pela tecnologia.

Mais informações: http://fablabbelem.org/

email: contato@fablabbelem.org
(91)98448-2509

Instituto Tecnológico Vale (Em fase de projeto)

EMPRESAS

Inteceleri Tecnologia para Educação

Empresa voltada para a criação de projetos, soluções e ferramentas que visa melhoria da qualidade da educação, em especial do Ensino Básico. Atua no mercado de Tecnologia para Educação há mais de 3 anos e são Google Partner for Education. Possuem cerca de 70 mil alunos e 6 mil professores participantes dos seus projetos.

Produzem jogos e metodologias inovadoras como, por exemplo, o App MATEMATICANDO, cujo objetivo é ajudar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem matemática de forma divertida e acelerada.

Seu novo projeto “Aluno VR (Realidade Virtual)” utiliza óculos de realidade virtual (CardBoard/MiritiBoard) em conjunto com a plataforma Google Expedition para ensinar Geometria.

www.inteceleri.com.br
contato@inteceleri.com.br
+55 (91)98839-0610 (Walter Jr.)

Idee Amazônia – Comunicação e Sustentabilidade

Empresa de comunicação sustentável que oferece serviços como a promoção de eventos técnico-científicos com perfis sustentáveis, produção audiovisual, projetos de comunicação  e produtos de fomento voltados para o relacionamento de negócios com impactos sociais e ambientais.

www.ideeamazonia.com
idee@ideeamazonia.com
(91) 3081-0205 / (91) 9 8930-0077 / 9 8267-0550

 

 

MDI – Mundo Digital Interativo

Empresa que usa a Tecnologia da Informação para disponibilizar ao mercado um sofisticado ambiente de aprendizado interativo, bem como aplicativos e jogos de computador 3D focados no aprendizado na área de Ciências Exatas e Naturais, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior em Engenharia.

Mais informações: https://www.youinlab.com/#go/home

Calman Brasil Ltda-ME

Prestadora de serviços de calibração, validação, testes hidrostáticos e manutenção de equipamento de medição.
Por meio do comprometimento da liderança e colaboradores, a empresa busca:
– Respeito aos compromissos assumidos, visando aumentar a satisfação do cliente;
– Melhoria contínua em seus processos e serviços;
– Capacitação e treinamento adequados aos seus profissionais;
– Zelar pela transparência no relacionamento com fornecedores e monitorar o seu desempenho, contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços adquiridos;
– Atender continuamento os requisitos do sistema de gestão da qualidade e os requisitos regulamentares e estatuários do setor.

calmanbrasil@gmail.com
(91) 3229-8978

Solved

Empresa do setor de tecnologia da informação que atua na criação de soluções voltadas ao domínio da geotecnologia. Atua também na difusão de conhecimento com a promoção de cursos de curta e média duração em áreas como sensoriamento remoto, estatística, computação, geografia, economia, geologia, monitoramento ambiental e zona costeira, entre outras;

Contato: solved@solved.eco.br +55 (91) 982391497

Licit Brasil

A LICIT Brasil tem como proposta a inserção de micros e pequenas empresas no processo licitatório, através de uma proposta inovadora de departamento de licitação virtual, com baixo nível de dispêndio financeiro, tecnologia de ponta e assessoria qualificada.

Mais informações:
Fones: (91) 98202-0059 /98202-0018 3250-7359
E-mail: licit.brasil@hotmail.com