Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá
A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009, por iniciativa de um grupo acadêmico multidisciplinar.
Tem como objetivo desenvolver, financiar e prestar assistência à pesquisa, à ciência, à tecnologia, à inovação, à sustentabilidade e à educação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.
Foi qualificada como Organização Social (OS), pelo Governo do Pará por meio do decreto nº 1.977 de 30.11.2009 e pela Prefeitura Municipal de Parauapebas por meio do decreto nº 119 de 10.02.2022. É também reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) desde 2021 pelo Ministério Público do Estado.
Atua na gestão de ambientes de inovação e de unidades de apoio e produção de recursos técnico-científicos, assim como atua na realização de programas educacionais comunitários, consultas e assessorias técnicas para o desenvolvimento de projetos.
Atualmente, é responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e Centro de Inovação Aces de Santarém; pela execução técnica dos programas StartUP Pará e PEIEX/ApexBrasil; e atua na co-execução do Programa Centelha-Pará, do Projeto Age e Inova, e dos Projetos Induzidos/Fapespa.
Seu Conselho Curador, formado por 15 membros de 10 instituições, é o órgão de administração superior responsável pela superintendência, deliberação e fiscalização de políticas gerais da fundação.
Conselho curador
- Fundação Guamá;
- Eletrobrás/Eletronorte;
- Instituto Tecnológico Vale (ITV);
- Sebrae;
- Sistema Fiepa;
- UFPA;
- UFRA;
- UEPA;
- Fapespa; e
- Sectet.
Acompanhe a Fundação Guamá nas mídias sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.