Mais de 40 ideias no páreo do Desafio Inove +

adminSem categoria0 Comments

 

Mais de 40 ideias no páreo do Desafio Inove +

 

O Desafio Universitário Inove + deu a largada na competição de ideias. No último sábado (18), dezenas de Formuladores aceitaram o chamado para pensar soluções criativas para os problemas nos campos mais diversos da sociedade e expuseram suas ideias para uma plateia de Colaboradores ávidos por colocar a mão na massa e aprimorar as propostas. “Fiquei entusiasmado quando soube do projeto. Quase nem acreditei que a UFPA, finalmente, estava propondo um desafio desse tipo”, comemora Rogério Aguiar, animado com as ideias apresentadas no primeiro dia da maratona do Desafio, realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

 

O Desafio Universitário Inove + é uma ação de fomento à cultura empreendedora inovadora nas universidades paraenses, realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Agência de Inovação tecnológica da UFPA, e do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e do Sebrae-PA. “Gostei e me surpreendi com a quantidade e qualidade das ideias inovadoras: aplicativos, melhoria de negócios, cuidado de idosos. O que mais me interessou foram as ideias da área de energia, de geração de energia, tanto a partir da reutilização da água da chuva, quanto do aproveitamento do lixo para a produção de carvão vegetal. Definir em qual projeto eu vou ficar está sendo bem difícil. Quero manter contato com os dois projetos. É uma oportunidade ímpar”, destaca o estudante de Engenharia Sanitária Ambiental, inscrito como Colaborador no Desafio Inove +.

Quarenta propostas de ideias inovadoras foram apresentadas, oriundas de alunos de diversas áreas de conhecimento como Fisioterapia, Moda , Administração, Publicidade, Engenharia e Design, advindos de distintas instituições de ensino superior do Pará. Entre as propostas, soluções para o trânsito, para a organização das finanças, otimização do atendimento dos garçons em bares e restaurantes, aplicativos para orientar sobre a automedicação, assessoramento de pequenos negócios, desenvolvimento de drone e até mesmo de uma roupa que não molha – pensada para o clima de chuvas diárias de Belém. “Avalio positivamente o nosso primeiro dia de Desafio, porque sabemos que ainda não faz parte da cultura do paraense apostar no empreendedorismo inovador. Então, nosso esforço é para mostrar que esse caminho existe e pode ser promissor. Conseguimos um número significativo de ideias, inclusive que se relacionam umas com as outras. A partir dai, é trabalhar o desenvolvimento dessas ideias com a ajuda de profissionais”, declarou Leila Furtado, idealizadora e coordenadora do Desafio Inove +.

 

 

Aaron Kadima foi o primeiro Formulador a expor sua proposta. Com um vídeo preparado especialmente para o Desafio, ele apresentou a ideia do site Explik.edu, que busca estreitar a troca de informações entre os universitários por meio da plataforma digital, em que cada estudante poderá tirar dúvidas e pedir orientações a outros estudantes de maneira rápida e prática. “Espero que esse Desafio possa me abrir as portas e ser algo que eu almejo: conseguir apoio para a minha proposta. Muita gente gostou da minha ideia e estou muito feliz. É a oportunidade para o jovem de ter espaço para desenvolver a própria ideia”, diz Kadima, estudante de Engenharia Civil, que veio do Congo, na África, para fazer intercâmbio no Pará.

 

 

A programação do primeiro dia do evento envolveu, além da apresentação e defesa das ideias por parte dos Formuladores, a formação de equipes. As inscrições das equipes e submissão das ideias podem ser feita apenas até o dia 22 de outubro no site do evento. Vale lembrar que cada Formulador pode e deve atrair outros Colaboradores para compor sua equipe de trabalho. Quem ainda não se inscreveu como Colaborador tem até o dia 22 de outubro. Basta entrar no site do Desafio (http://www.desafioinovemais.com.br/inove/home/index) e escolher em qual ideia de negócios gostaria de atuar.

O Desafio Universitário Inove +  tem patrocínio da Amazon Dreams, Bio Medical Company, Lasa Indústria Farmacêutica, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e da Vindi Ideias e Inovação.


Texto: ASCOM-Universitec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *