Trajetória positiva do PCT Guamá é destacada durante o XXIV Seminário Nacional

adminNotícias0 Comments


Trajetória positiva do PCT Guamá é destacada durante o XXIV Seminário Nacional


 

A trajetória positiva de desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá)  foi pontuada na abertura do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que neste ano, sediado em Belém (PA) de 22 a 26 de setembro, bateu o recorde de inscrições e teve 927 participantes. O evento reuniu agentes do empreendedorismo inovador de todo o Brasil e outros 14 países. A Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, e o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Toubes Prata, participaram da abertura oficial, realizada no dia 23/9 ao lado dos representantes das entidades organizadoras, que discursaram sobre a relevância do tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”.

 

Também estiveram presentes o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), Claudio Ribeiro; o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy; e o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém. A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) foi representada pelo vice-presidente Jorge Audy e a presidente Francilene Garcia, além do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos.

 

Em apenas quatro anos, o PCT Guamá já alcançou importantes resultados. Tem hoje taxa de residência de quase 30% do total com empreendimentos em diferentes estágios de desenvolvimento”, destacou Abelém. O desenvolvimento sustentável foi um fator citado por todas as personalidades como indispensável ao avanço do país. “O MCTI tem um grande programa voltado para incubadoras de empresas e os parques tecnológicos. Temos que transformar o que já temos em riqueza”, frisou Prata.

 

O workshop B.BICE+, projeto de cooperação internacional estabelecido para aprimorar a transferência de tecnologia entre o país e a União Europeia, foi um dos avanços destacados por Francilene nos 30 anos de movimento de empreendedorismo inovador no Brasil. “A Anprotec é uma referência na promoção da inovação no Brasil. O fato de discutirmos isso aqui nos dá força para criar linhas de cooperação com o Brasil”, reforçou a Embaixadora Ana Paula Zacarias.

 

O funcionamento dos ambientes de inovação e as conexões com os setores público e privado serão o foco das discussões de amanhã. As exposições ocorrerão entre 9h e 15h, no Hangar – Centro de Convenções. O jantar de encerramento será realizado no Espaço São José Liberto.

 

Parceiros – O seminário é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae. A organização local é da Secti, UFPA e do PCT Guamá. Também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Prodepa  e Comunidade Açaí Valley.


Texto: ASCOM PCT Guamá.

Foto: Alexandre Moraes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *