Visita técnica ao PCT Guamá e à Universitec-UFPA conclui a programação do XXIV Seminário Nacional

adminNotícias0 Comments



Visita técnica ao PCT Guamá e à Universitec-UFPA conclui a programação do XXIV Seminário Nacional

 

A última atividade programada para o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas foi realizada nesta sexta-feira (26/10). Cerca de 130 pessoas participaram da visita técnica ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), um dos realizadores locais do evento em Belém (PA), e à Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec-UFPA).

Durante a visita, os participantes conheceram as instalações e ações desenvolvidas pelo PCT Guamá. “É uma enorme satisfação recebê-los em nosso ambiente de inovação depois de um Seminário tão rico como o que tivemos nesta semana. Aproveito para agradecer, mais uma vez, pela presença de todos”, disse o diretor do PCT Guamá, Antônio Abelém.

Inaugurado em 2010, o PCT Guamá foi implantado por meio de convênio entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).  “É o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia e tem o objetivo de contribuir de forma efetiva com a mudança do modelo econômico de nossa região, migrando do modelo extrativista para a chamada economia verde, com forte base tecnológica e inovadora”, explicou Abelém.

Com investimentos de cerca de R$ 80 milhões na implantação, o PCT Guamá elencou cinco áreas como prioritárias para negócios e pesquisas: Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral. “São áreas diretamente relacionadas às vocações regionais, intensivas em conhecimento e inovação, o que colabora também para reter capital intelectual no Pará”, concluiu Abelém.

Além das futuras instalações do Espaço Inovação do Parque, os participantes puderam conhecer instituições de pesquisa sediadas no ambiente como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde foram recebidos pelo pesquisador Marcos Adam; o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), apresentado pela pesquisadora Carminda Carvalho.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer a Universitec-UFPA, onde foram recebidos pelo diretor Gonzalo Enríquez, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos na incubadora de empresas e dos diversos programas de apoio ao empreendedorismo e à transferência tecnológica.

Os visitantes conheceram ainda o Laboratório de Sistemas e Sensores Embarcados da UFPA (Lasse-UFPA), onde foram recebidos pelos pesquisadores Adalbery Castro e Ilan Corrêa; e o Centro de Valorização Agroalimentar de Compostos Bioativos da Amazônia (CVCBA), recebidos pelo pesquisador Jesus Souza.

Na visão do Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira (SP), Wladimir dos Santos, a visita técnica é importante para trocar ideias e compartilhar experiências. “As realidades locais de cada ambiente de inovação que visitamos, como o PCT Guamá, sempre somam para as atividades que desenvolvemos em nossa região”, comentou.  

Para Tânia Rosas, da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), a visita técnica foi uma oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras no campo da biodiversidade desenvolvidas na região. “Vivenciar esse ambiente de biodiversidade foi muito positivo para conhecer novos cenários do empreendedorismo inovador como os projetos de biotecnologia desenvolvida por empresas residentes na incubadora da UFPA, que contribuem para áreas como medicina e fármacos”, declarou.

Seminário Nacional – O XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae, teve a organização local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O evento também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amaparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , Comunidade Açaí Valley e Prodepa.

 

Texto: ASCOM-Anprotec e PCT Guamá.

Foto: Roberto Ribeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *