XXIV Seminário Nacional começa nesta segunda-feira (22) com minicursos, mesa redonda e workshops. Programação vai até sexta-feira (26)

adminNotícias0 Comments

 

 

O maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina começa nesta segunda-feira (22), em Belém (PA), com uma série de atividades voltadas para debater a evolução do movimento no Brasil. Durante uma semana, a capital paraense receberá o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas tem organização local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

Com convidados especialistas do Brasil e do exterior, a programação do Seminário conta com uma série de atividades voltadas à consolidação de um Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em torno do tema central “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”. Para isso, os participantes contarão com workshops, minicursos, sessões plenárias, apresentações de artigos e até rodadas de negócios – um ambiente para gestores de incubadoras e parques, acadêmicos, empreendedores e investidores fazerem novos contatos e trocarem experiências. Confira detalhes da programação aqui.

Pré-evento

Nos dias 22 e 23 de setembro, que antecedem o Seminário, estão previstos minicursos, o Workshop Anprotec, o Fórum Sebrae de Inovação e eventos com parceiros nacionais e internacionais, como o projeto B.BICE+ – que promove pesquisa e inovação entre o Brasil e países membros da União Europeia (UE) – e o Fórum da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

O Workshop Anprotec está dividido em duas sessões: “Estruturação e operação de parques tecnológicos” e “Cross-innovation: caminho para as incubadoras do futuro”. O workshop é dedicado especialmente aos associados da entidade e tem como objetivo realizar um debate profundo sobre temas considerados estratégicos para o movimento de parques e incubadoras no Brasil.

Os minicursos também focam em temas relevantes para parques e incubadoras, trazendo importantes discussões, conhecimento e troca de experiências. Um dos destaques é “Onde está o capital?”, que apresentará os principais programas e fontes de recursos para apoio às empresas inovadoras. Coordenado pelo professor de empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcelo Nakagawa, a atividade contará ainda com a presença de representantes da Abvcap.

No dia 23 acontecerá o Fórum Sebrae de Inovação, no qual serão apresentados cases de três incubadoras que concluíram a implantação do modelo Cerne, metodologia de gestão de incubadoras desenvolvidas por Anprotec e Sebrae.

XXIV Seminário Nacional

Composto por sessões plenárias e interativas, o evento vai discutir o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”. Nas sessões interativas (Técnicas Paralelas, Pitch Session e Fórum Interativo) serão apresentados os trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos.

A solenidade de abertura está prevista para as 18h30, do dia 23 de setembro, no auditório principal do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar (foto), quando será feito o anúncio dos vencedores do jogo Avance!.

primeira sessão plenária do Seminário, que abordará o tema principal do evento, contará com a participação do gerente geral do Centro de Pesquisas Globais da General Electric, Keneth Herd, e o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Luis Gordon.

As sessões plenárias contarão ainda com a presença de convidados como o coordenador geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jorge Mário Campagnolo, o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Galvão, e o chefe de Atendimento do Centro de Negócios Inovadores da European Business and Innovation Network (EBN), Giordano Dichter.

Parceiros – O evento é promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. Localmente, é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).Também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amaparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  e Comunidade Açaí Valley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *