Organizadores falam sobre a expectativa para o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

adminSem categoria0 Comments



Organizadores falam sobre a expectativa para o

XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

 

O maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina começa na próxima semana em Belém (PA). Entre os dias 22 e 26 de setembro, a capital paraense receberá o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. Localmente, o evento é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

Com o tema central “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, o evento reunirá gestores de parques e incubadoras, especialistas, lideranças de entidades parceiras, pesquisadores, atores do setor público e empreendedores. Serão cinco dias de minicursos, workshops, rodadas de negócios, sessões plenárias e visitas técnicas. Veja aqui a programação completa.

O desafio proposto é buscar caminhos para que os ambientes de inovação ampliem suas conexões com os setores público e privado, a fim de se tornarem mais autônomos e, assim, contribuírem ainda mais para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam. Os responsáveis pela organização  acreditam que o tema tem uma clara proximidade com a Região Norte do país e esperam que o evento contribua com novas conexões.

Expectativas

Segundo a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, o Seminário deste ano traça um possível diálogo com o contexto atual da Região Norte, onde o evento ocorrerá. “Este enfoque encontra-se bem alinhado com os desafios de atores locais que formulam, executam e avaliam iniciativas em prol de economia baseada em conhecimento com destaque para o empreendedorismo inovador”, explica. Para ela, a biodiversidade da Amazônia é uma fronteira estratégica para o país e “o evento colocará em discussão de que forma os ecossistemas de inovação da região podem colaborar para uma maior apropriação dessa riqueza em prol do desenvolvimento da região e do país”.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, eventos como o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas “são importantes catalisadores de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e da ambiência institucional necessária para o alcance de resultados de alto impacto”. Nesse sentido, Santos explica a Região Norte é terreno fértil para se atingir esse objetivo. “Especificamente quanto a essa região, observamos um grande potencial principalmente quanto às novas conexões para resultados, por seu potencial logístico, energético, biotecnológico, farmacológico, mineração, turístico e de ações que envolvam práticas sustentáveis”, conclui.

Novas conquistas

Em dezembro de 2013, foi aprovado o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal, com a participação de mais de 400 representantes de todos os estados da região. Para o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Claudio Cavalcanti Ribeiro, o Plano está em consonância com os objetivos do Seminário, porque busca incentivar a cultura do empreendedorismo inovador como forma de se implementar um novo modelo de desenvolvimento regional. Segundo ele, “o Seminário, ao enfocar este tema, apontará caminhos para que nossas empresas, ambientes de inovação, gestores públicos e demais atores possam se conectar e buscar resultados econômicos e sociais coerentes com nosso inigualável patrimônio natural”.

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, explica que é em eventos como esse, que são compartilhadas iniciativas que promovem maior competitividade para as micro, pequenas e médias empresas do setor, gerando novos negócios e renda. “Esperamos que o evento gere resultados positivos, viabilizando maior aproximação com o setor privado, envolvendo grandes empresas e investidores; fortalecendo o network com representantes do empreendedorismo inovador em escala nacional e captando parceiros empreendedores e investidores”, conclui.

Parceiros – O evento é promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. Localmente, é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).Também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amaparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  e Comunidade Açaí Valley.

 

 

Texto: Ascom-Anprotec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *