Seminário receberá grandes nomes do empreendedorismo inovador em Belém no mês de setembro

adminSem categoria0 Comments



Seminário receberá grandes nomes do empreendedorismo inovador em Belém no mês de setembro

 

Grandes nomes do empreendedorismo inovador da América Latina vão estar reunidos em Belém (PA) entre os dias 22 e 26 de setembro durante o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. Localmente, o evento é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

O evento também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  e Comunidade Açaí Valley.

Nos dias 22 e 23 de setembro, que antecedem o evento, estão previstos minicursos, o Workshop Anprotec, o Fórum Sebrae de Inovação e eventos com parceiros nacionais e internacionais, como o projeto Bbice+, que promove pesquisa e inovação entre o Brasil e países membros da União Europeia (UE), e o Fórum da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

O Workshop Anprotec está dividido em duas sessões: “Estruturação e operação de parques tecnológicos” e “Cross-innovation: caminho para as incubadoras do futuro”. O fórum é dedicado especialmente aos associados da entidade e tem como objetivo permitir um debate profundo sobre temas considerados estratégicos para o movimento de parques e incubadoras no Brasil.

Os minicursos também focam em temas relevantes para parques e incubadoras, trazendo importantes discussões, conhecimento e troca de experiências. Um dos destaques é “Onde está o capital?”, curso que apresentará os principais programas e fontes de recursos para apoio às empresas inovadoras. Coordenado pelo professor de empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcelo Nakagawa, a atividade contará ainda com a presença de representantes da Abvcap.

No dia 23, está previsto o Fórum Sebrae de Inovação, onde serão apresentados cases de três incubadoras que concluíram a implantação do modelo Cerne e três empresas incubadas, que apresentarão os resultados alcançados a partir da captação de recursos da linha de diferenciação do programa Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).


Atividades com parceiros

 

Nos dias 22 e 23 de setembro, estão previstas diversas atividades no âmbito do projeto B.Bice+, como workshop, mesa-redonda, encontros B2B e o Tour do Brasil – uma sessão que pretende tornar o sistema de C,T&I europeu mais visível para parceiros brasileiros e abrir possibilidades de novas cooperações na área, ao estreitar as relações bilaterais. No dia 23, ocorre o evento com a Abvcap, que visa à capacitação das empresas ligadas aos parques e incubadoras e à aproximação com grupo de investidores.


XXIV Seminário Nacional

 

Composto por sessões plenárias e interativas, o evento vai discutir o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”. Nas sessões interativas (técnicas paralelas, Pitch Session e Fórum Interativo) serão apresentados os trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos.

A solenidade de abertura está prevista para as 18h30, do dia 23 de setembro, no auditório principal do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, quando será feito o anúncio dos vencedores do jogo Avance!.

A primeira sessão plenária do Seminário, que abordará o tema principal do evento, contará com a participação do gerente geral do Centro de Pesquisas Globais da General Eletric, Keneth Herd, o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luis Gordon, e o diretor de Sustentabilidade da Biopalma/Vale, João Menezes.

As sessões plenárias contarão ainda com a presença de convidados como o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o coordenador geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mário Campagnolo, e o CEO da EBN, Philipe Vanrie.


Serviço

 

Veja detalhes da programação em www.seminarionacional.com.br


Fonte: ASCOM-Anprotec


Foto: Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *