Laboratórios do PCT Guamá recebem treinamento ISO/IEC17025:2017

adminSem categoria0 Comments

        Laboratórios instalados no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participaram do Treinamento ISO/IEC 17025:2017, realizado na quarta-feira (21) e quinta-feira (22). O curso, dividido em conteúdos com nove módulos, aconteceu no auditório do prédio Espaço Inovação.
O treinamento foi ministrado por Maria Helena Savino, consultora da empresa Lince Consultoria e Treinamento, de Belo Horizonte. A proposta principal do Treinamento foi apresentar as normas de referência para acreditação dos laboratórios do PCT. De acordo com a consultora, os conteúdos dos módulos do curso apresentam orientações e medidas a serem tomadas para que, dessa forma, os laboratórios possam conquistar o selo de acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

      Como atuante no setor de consultoria e treinamento, ela destaca “A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de laboratórios, e o reconhecimento formal do Inmetro de que o laboratório atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades. Esse processo facilita o comércio por meio das fronteiras nacionais e internacionais. Aliar a sua marca ao Inmetro gera um valor intangível para o laboratório”, considera Maria Helena Savino.
Um dos laboratórios instalados no PCT Guamá e que participaram do Treinamento ISO/IEC 17025:2017 foi o Laboratório da Qualidade do Leite. Rutelene Pinheiro, membro do corpo técnico do espaço e doutoranda em ciência e tecnologia de alimentos, diz ser importante a participação no curso. “O Laboratório da Qualidade do Leite já possui parcialmente o selo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também estamos em busca de obter a acreditação do Inmetro. Por isso, a participação nesse Treinamento é muito importante, para sabermos quais são os conteúdos dos módulos ministrados e, dessa forma, conhecermos todas as exigências para a obtenção do selo”, destaca Rutelene Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *