UFPA abre inscrições para cursos de capacitação empresarial

adminNotícias0 Comments


Especialistas em gestão e coaching empresarial irão orientar novos empreendedores durante uma série de cursos promovidos em agosto pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão três módulos: Criação do Modelo de Negócio; Legalizando e Mantendo o seu Negócio; e Plano de Negócios. As inscrições já estão abertas. A iniciativa tem apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

Integrada à Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), a incubadora atualmente envolve sete empresas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia na Amazônia e elabora parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) para o edital 2014, que pretende alinhar seus empreendimentos com as demandas da indústria local.

A programação de cursos de agosto, resultado de convênios da UFPA com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA), busca preparar e orientar projetos de negócios, como destaca a coordenadora do PIEBT, Iara Oliveira. “Trouxemos especialistas para auxiliar esses novos projetos de empreendedorismo de forma que eles se tornem cada vez mais afinados com as necessidades de mercado e com as demandas da indústria do estado”, explicou a coordenadora, que convidou para ministrar as aulas Leila Furtado, profissional com 11 anos de experiência no PIEBT e no apoio à criação e desenvolvimento de empresas de inovação tecnológica; e Jimmy Freire, administrador e MBA em Marketing, com formação em coaching empresarial.

A Incubadora PIEBT oferece, desde 1995, apoio técnico e gerencial para a criação e desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC, Tecnologia Mineral, Design e Energia.


Cursos

Com o objetivo de apresentar métodos de validação de problema, ideia e solução, o curso Criação do Modelo de Negócio utiliza a metodologia Lean Startup para descobrir e validar o produto/serviço, além de apresentação e utilização do Business Model Canvas para criar o modelo de negócio. Serão oito horas de aula presencial e oito à distância, totalizando 16 horas de duração de curso, no período de 14 a 19 de agosto, com turmas de tarde e à noite.

O curso Legalizando e Mantendo o seu Negócio apresenta tipos de empresas e os principais custos/obrigações relacionados às mesmas, objetivando contribuir com a formalização de empresas e com o planejamento financeiro dos negócios. A aula será no dia 21 de agosto, com duração de quatro horas, no turno da noite.

A ser realizado de 25 a 29 de agosto, com turmas de tarde e à noite, o curso de Plano de Negócios visa orientar os participantes no processo de planejamento de negócios. É o instrumento ideal para apresentar um negócio a possíveis investidores, sócios ou instituições financeiras na busca de financiamento e ainda para orientar o empreendedor no processo de tomada de decisão, reduzindo os riscos do negócio.

Os cursos realizados no turno da tarde serão ministrados no auditório do PIEBT/Universitec, localizado no campus Guamá da UFPA. As aulas do turno da noite acontecerão no prédio do IEL, na sede da Fiepa, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, 1588.


Inscrição

Para participar, basta preencher o formulário, disponível aqui e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser realizado por meio de depósito bancário ou presencialmente na Secretaria do PIEBT/Universitec.

Dados para depósito:

Banco do Brasil

Agência 3.702-8

C/C: 35.174-1

Cedente: Fundação de Ciência de Tecnologia Guamá


Em caso de pagamento por meio de depósito bancário, tanto o formulário quanto o comprovante de depósito deverão ser enviados ao e-mail piebt@ufpa.br ou entregues na Secretaria do PIEBT, para fins de confirmação da inscrição.


Serviço

Inscrições para cursos de capacitação empresarial do PIEBT pelo email piebt@ufpa.br. Informações: 3201-8022 (ramal 202 e 205) e pelo site da agência, onde está disponível o formulário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *