Programa de qualificação para exportação continua recebendo novas empresas do Pará

adminNotícias0 Comments

Os interessados em participar podem manifestar interesse até o próximo dia 31 de outubro

 Empresas interessadas em exportar de forma planejada e segura ou expandir presença no mercado internacional podem contar com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), iniciativa da Apex-Brasil, executada no estado do Pará em parceria com a Fundação Guamá. Com o núcleo operacional instalado em Belém e pontos de apoio em Marabá e Santarém, empresas de 22 munícipios do Estado podem receber a capacitação gratuita.

Iniciado em 2019, o atual ciclo do Peiex já alcançou 140 empresas. Destas, seis começaram a exportar e cerca de 10 ampliaram sua presença no mercado internacional, a exemplo da Joy Medeiros, empresa de confecção situada em Santarém, no oeste do estado. “Com o programa, tanto a nossa equipe gerencial quanto técnica obteve novos conhecimentos, conseguimos aperfeiçoar as nossas peças a aumentar a distribuição e venda em países como Portugal e Austrália”, destaca Joyce Medeiros, proprietária do empreendimento.

As empresas não pagam pelo atendimento, mas sua equipe gerencial deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do Peiex. Também é fundamental a participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.

“Para alcançar os resultados almejados, as empresas precisam participar ativamente das nossas atividades, seja dos atendimentos individuais realizados pelos técnicos do programa, ou das capacitações coletivas que promovemos, com o auxílio de parceiros institucionais, sobre diferentes temas ligados ao comércio exterior. Com a pandemia do novo coronavírus, as capacitações ficaram mais acessíveis, porque começaram a ser virtuais e disponibilizadas para o público em geral”, pontua Lucélia Guedes, monitora extensionista do Peiex Pará.

Com produtos já exportados para a Austrália, República Tcheca e França, Kairós Kanavarro, diretor executivo da Ekilibre Amazônia, aponta o networking como principal diferencial do Peiex. “O mais importante pra mim foi a rede de contatos. Exportação é um processo longo, algo que você tem que fazer muita pesquisa, testar e errar. Então estar em um lugar em que todo mundo está com o mesmo foco e preparado pra falar sobre o tema, nos colocou em uma situação de vantagem em que informações importantes começaram a chegar”, afirma o empresário.

 Situada em Abaetetuba, a Destilaria de Cachaça da Amazônia está se preparando para começar a exportação direta, quando não há nenhum intermediário no processo e a própria empresa é responsável pela venda externa. Omilton Quaresma, sócio-diretor da destilaria, destaca a importância do projeto para empresas de pequeno e médio porte.

“Normalmente, as pequenas e médias empresas não têm capacidade de ter um corpo técnico voltado à exportação. Então com o atendimento que recebemos, conseguimos começar a entender melhor as necessidades legais e técnicas necessárias para a exportação, além da questão de formação de preço no mercado internacional e da logística, sabendo diferenciar como e de que forma seria mais viável fazer a exportação”, afirma o empresário.

“O programa deu um norte muito interessante pra gente, mas isso vai de cada empresa, de ter esse estímulo para correr atrás e fazer acontecer. Antes do programa, já havíamos exportado de maneira indireta, através de comerciais exportadoras, agora nós estamos trabalhando para, em breve, exportar de forma direta. O nosso credenciamento junto ao Radar (ferramenta da Receita Federal) já está no estágio final”, complementa Omilton.

Pará

O Peiex está presente no Pará desde 2013, quando a Apex-Brasil firmou parceria com a Federação de Indústrias do Estado. Em 2016, a Agência estabeleceu convênio com a Fundação Guamá, que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado. Neste ciclo foram capacitadas 146 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas; cosméticos; TI; biotecnologia; têxtil; madeira e móveis. Em 2019 o convênio foi renovado, com a perspectiva de capacitar mais 150 empresas, até janeiro de 2021.

O núcleo operacional do Peiex Pará conta com o apoio do Sebrae no Pará, do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiepa; dos Correios; da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); do Banco do Estado do Pará (Banpará); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Para participar, a empresa deve entrar em contato com o núcleo operacional, através do e-mail monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou no telefone (91) 3321-8900.

As informações sobre as capacitações coletivas desenvolvidas pelo núcleo operacional podem ser encontradas no Instagram ou Facebook do programa, e também no site do PCT Guamá (www.pctguama.org.br)

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *