PCT Guamá iniciará parceria em projeto nacional para competitividade de empresas

adminSem categoria0 Comments



PCT Guamá iniciará parceria em projeto nacional para competitividade de empresas


A parceria nas demandas de inovação tecnológica que serão identificadas durante o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) foi tratada pelos representantes do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN-Fiepa) e da Unidade de Promoção Apex Brasil/CNI-PA em reunião na tarde da última quarta-feira no PCT Guamá.

Por meio do Peiex, equipes técnicas estão visitando mais de 10 mil empresas em 13 estados brasileiros para propor consultoria na aplicação de um sistema de resolução de problemas que visa melhorar a estrutura técnico/gerencial das empresas brasileiras, promovendo a competitividade destas no mercado interno e na busca de sua melhor qualificação para a exportação.

Mais de 50 empresas estão sendo atendidas, há um mês, pelo projeto na Região Metropolitana de Belém (RMB). “Estamos trabalhando para garantir excelência no projeto em Belém, única cidade da região norte a recebê-lo, o que nós credita maior responsabilidade para alcançar resultados positivos. Para conseguir êxito, consideramos importante a parceria com o PCT Guamá”, comentou Raul Tavares, gerente do CIN-Fiepa.

O diretor do PCT Guamá, Antônio Abelém, reiterou a parceria do parque paraense no projeto, contribuindo com as frentes de trabalho da unidade de negócios Guamá Business, com serviços de captação de recursos, inteligência competitiva e atendimento em gestão de empreendedorismo inovador. “Vamos incentivar também a participação das empresas e startups associadas ao Guamá Business no Peiex porque consideramos esta iniciativa estratégica para melhorar a competitividade destes negócios”, concluiu Abelém.

O ciclo do projeto foi apresentado por Vera Lima, coordenadora do Peiex; e Carlos Elson, monitor extensionista, que destacaram os principais objetivos da iniciativa. “Aberto a empresas interessadas em melhorar a competitividade nos mercados interno e externo, o Peiex busca introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas; promover a capacitação para a inovação;  contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda e promover a interação e a cooperação entre as empresas e instituições tecnológicas como universidades; SEBRAE; INPI e SENAI”, afirmou Carlos Elson.

Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.   

 

Texto: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *