Promovida pela UEPA e UFPA, oficina StartNOW premia ideias inovadoras

adminNotícias0 Comments

 

 

Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para um empreendimento de sucesso. A oficina StartNOW, que está com inscrições abertas, reúne especialistas para orientar as propostas dos jovens empreendedores, que apresentarão suas ideias a avaliadores. Durante o evento, a ser realizado no dia 31 de maio, as melhores iniciativas serão premiadas. “O encontro busca ser o primeiro passo para impulsionar jovens universitários a utilizarem sua criatividade e seu espírito empreendedor para transformar suas ideais em realidade”, destaca Nair de Sousa Sena, gerente da RITU, a incubadora de empresas da Universidade do Estado do Pará (UEPA), realizadora do encontro.

A iniciativa é uma introdução a startups, um conceito de negócios que começou a se desenhar em meados da década de 1990 e se firmou como tendência global no século XIX: reunir pessoas que trabalham com uma ideia diferenciada e com potencial promissor no mercado. “A oficina tem o objetivo de instigar o espírito empreendedor nos acadêmicos, assim como propiciar o primeiro contato deles com o mundo do empreendedorismo, e possibilitar a interação e troca de experiências entre participantes, e especialistas em negócios”, destaca Iara Oliveira, coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Universitec, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UFPA), parceira da RITU na promoção do evento, realizado no Centro de Ciências Naturais e de Tecnologia da UEPA (CCNT), em Belém. O evento conta com o apoio do Sebrae, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e das empresas inovadoras Vindi e Xibé.

Sob o slogan “Porque toda startup começa com uma ideia”, a programação da oficina, coordenada por Leila Furtado, do PIEBT, tem um processo dinâmico. A ação se inicia com uma seção de integração, formação das equipes e criação de ideias. “A proposta é integrar, evidenciar características empreendedoras, presentes ou necessárias aos participantes, identificação de afinidades para formação de equipes e introduzir os conceitos de problema e demanda, que nada mais é que a oportunidade de negócio, e a ideia, a possível solução”, explica Iara Oliveira.

Os participantes irão expor suas propostas e receber orientação para formular um modelo de negócios inovador a partir de uma ideia que solucione um problema da sociedade ou da universidade. Em seguida, ocorrerá uma apresentação do empresário José Maria, sócio proprietário do Centro de Estética Automotiva Silva & Saito, que falará sobre a sua rotina e o que o motiva a ser um empreendedor. Logo em seguida, haverá a seção de orientação quanto aos métodos de validação de ideias de forma a refinar ou reorientar uma ideia a um mercado, público, orçamento, e demais aspectos gerais de um plano introdutório de negócios.

Ocorrerá também um exercício prático de validação de ideias onde os participantes devem ir ao provável público alvo receber opinião e sugestões. Durante todo o processo as equipes serão acompanhadas e orientadas por tutores e no final do dia fazem a apresentação dos resultados em pitchs – termo usado para a exposição das ideias em até 5 minutos com o objetivo de conquistar o cliente ou investidor – para avaliação de uma banca e concorrer com as demais ideias a uma premiação. Os grupos que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados com um tablet (primeiro lugar) e smartphones (segundo e terceiro lugares) além de vagas em curso de capacitação do PIEBT da UFPA.

Universidade como celeiro de ideias

“É nas universidades que os potenciais empresários inovadores dão o primeiro passo no sentido de empreender, principalmente nesse momento histórico, onde as universidades também incentivam o empreendedorismo”, destaca Rogério Ramos Pereira, consultor do Sebrae-PA.

Segundo Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, essas iniciativas motivam o espírito empreendedor de alunos. “Os estudantes são potenciais empresários e tais ações vêm ao encontro do conjunto de iniciativas que a agência realiza para fazer da UFPA uma verdadeira universidade empreendedora, missão essa que é um dos maiores desafios da administração do Carlos Maneschy, reitor da UFPA”, destaca.

“Existem pesquisas nacionais que apontam que grande parte dos alunos das universidades tem vontade de ser empreendedor um dia. Essas mesmas pesquisas também apontam que eles não sabem como fazer isso, como começar”, explica a gerente da RITU, Nair Sousa.

Para o consultor do Sebrae, os startups são fruto de um Brasil cada vez mais tecnológico e empreendedor, e representam um desafio ao mercado, que sofre mudanças de paradigmas diante deste novo modelo. “O mercado é darwiniano, ou seja, sobrevive e cresce nele a empresa que possuir maior capacidade de se adaptar à sua demanda. Nesse sentido, as startups, com sua velocidade e flexibilidade, mexem com todo o ecossistema de empresas, imprimindo essas suas características a todo conjunto, que tem que se adaptar à nova dinâmica para não ficar pra trás”, completa.

Cronograma
8h30 às 10h30 – Seção de integração, formação das equipes e criação de ideias
10h30 às 11h- Palestra de Motivação com empresário de características inovadoras
11h às 12h – Validação de ideias: orientação
12h às 14h30 – Almoço/Atividade de validação da ideia
14h30 às 17h – Realização da atividade prática para o desenvolvimento da ideia e produção do pitch
17h às 17h30 – Encerramento e premiação

StartNOW
Dia: 31 de maio (sábado)
Horário: 8h às 17h30
Local: Centro de Ciências Naturais e de Tecnologia da UEPA (CCNT), localizado na Travessa Enéas Pinheiro, 2626 – CCNT Campus V.

Inscrições


As inscrições seguem até o dia 30 de maio e custam R$ 15. Elas podem ser feitas na RITU (Travessa Enéas Pinheiro 2626. Fone: (91) 3131-1910/ Email:
ritu.uepa@gmail.com“>ritu.uepa@gmail.com), ou no PIEBT (Campus Guamá UFPA, na Avenida Augusto Corrêa. Fone: 3201-8022/ Email: piebt@ufpa.br“>piebt@ufpa.br). Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos das instituições de ensino superior. Para preencher o formulário de inscrição, basta baixá-lo no site da Universitec http://www.universitec.ufpa.br, e entregá-lo em um dos postos de inscrição.

Saiba mais sobre o PIEBT http://www.universitec.ufpa.br

Conheça a RITU www.uepa.br/paginas/ritu


Fonte: Ascom-Universitec.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *