UFPA integra Consórcio Brasil-Europa de pesquisa em TV digital

adminNotícias0 Comments

 

 

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o grupo de 17 universidades e empresas brasileiras e europeias que desenvolverão nos próximos dois anos o projeto “GLOBAL ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos – Uma nova proposta de avanço para o futuro”. O projeto foi contemplado na linha temática de aplicações e serviços de TV híbridos de transmissão e de banda larga da 2ª Chamada Brasil-EU nº 13/2012 doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7), programa que abrange diversas iniciativas de pesquisas da União Europeia voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento científico.

Iniciado em dezembro de 2013, o projeto tem como objetivo propor a interoperabilidade entre sistemas de TV interativos e híbridos disponíveis no Brasil e na Europa, visando à oferta de uma plataforma global de TV que propicie aos usuários novas funcionalidades e serviços multimídia, explorando as potencialidades dos modelos de radiodifusão e de Internet já existentes.

Frentes – Das seis frentes de trabalho previstas no projeto, que vão da administração financeira, o desenvolvimento da plataforma, protótipos e aplicações interativas globais, até as ações de disseminação do projeto, três são lideradas por europeus e três por universidades brasileiras, sendo elas: Universidade de São Paulo (USP), responsável pela prospecção de cenários e requisitos funcionais para o GLOBAL ITV; a Universidade Católica de Brasília (UCB), líder da frente de desenvolvimento de aplicações para uma TV interativa interoperável; e a Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela execução dos testes e avaliação do que será produzido de tecnologia pelo projeto junto ao usuário final bem como as chances de assimilação da tecnologia pelos mercados brasileiro e europeu.

Segundo a coordenadora da equipe da UFPA, professora doutora Maria Ataide Malcher, o fato da universidade liderar a frente de trabalho de testes garante que a plataforma que será produzida ao longo do projeto, pensada para uma disseminação em diferentes mercados no Brasil e na Europa, seja testada em regiões consideradas periféricas como o Norte do país, que, na maioria dos casos, fica à margem dos grandes estudos tecnológicos. “Na época da elaboração da proposta, em janeiro de 2013, muito se falou na possibilidade da UFPA colaborar com as ações de divulgação do projeto tendo em vista que, prioritariamente, o grupo envolvido era o de Comunicação. Nos momentos finais, porém, indiquei que para a UFPA o estratégico seria liderar os testes dos protótipos desenvolvidos, garantindo que os cenários de acesso precários a tecnologia que encontramos nos Estados da Amazônia sejam considerados nos resultados do projeto”, esclarece a professora.

Equipe – Visando à elaboração de protocolos inovadores de pesquisa com o usuário final da tecnologia, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos dos diferentes cenários de testes que o projeto envolverá, a equipe da UFPA reúne pesquisadores do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), doPrograma de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Faculdade de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), do Laboratório de Computação e Telecomunicações (LCT) e do Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), os dois últimos vinculados ao Instituto de Tecnologia (ITEC).

Entre outras atividades, a UFPA é responsável por fazer a verificação da interoperabilidade da plataforma e dos serviços de uso da tecnologia (aplicação, uso, recepção e decodificação); por organizar testes e validar o Projeto a partir da aceitação dos usuários finais, considerando as realidades europeias, brasileiras e especificamente amazônicas; e ainda por estudar e determinar as condições para adoção do sistema do Global ITV nos mercados brasileiro e europeu. Também atuarão nesta frente de trabalho duas emissoras comerciais de televisão: a francesa TDF e a brasileira Rede Bandeirantes de Televisão (BAND TV).

O coordenador brasileiro do GLOBAL ITV é o professor doutor Marcelo Knörich Zuffo, do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI/USP). Do lado europeu, o projeto é coordenado por Klaus Merkel, do Institut fuer Rundfunktechnik GmbH (IRT) da Alemanha.

A proposta do Consórcio é reunir diferentes competências que têm atuado no cenário de convergência tecnológica na área de radiodifusão e banda larga, tendo em vista a criação de sistemas interativos para TV Digital que possam ser compatíveis com outros já desenvolvidos no mundo. “Hoje em dia, os sistemas de TV Digital são restritos a mercados regionais, como o próprio Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o ISDB-Tb”, explica o professor Marcelo Zuffo. Assim, a partir da avaliação do cenário atual e das possibilidades tecnológicas já existentes, o projeto vai desenvolver um padrão que opere diferentes sistemas de forma conjunta e colaborativa, conciliando os modelos de radiodifusão digitais e a conexão com a Internet. “Com isso, espera-se que seja criado o alicerce para uma plataforma global interoperável”, destaca oprofessor doutor Moacyr Martucci Júnior, líder da USP no Consórcio.

Nesta semana, entre os dias 14 e 16 de abril, membros da equipe da UFPA estão em São Paulo para a 2ª reunião do Consórcio que será realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) e que contará com a presença de todas as lideranças envolvidas no projeto.

Workshop na UFPA – Ainda no primeiro semestre de 2014, a UFPA realizará o 1º Workshop do GLOBAL ITV para a disseminação das atividades do projeto, que deve contar com a participação de parceiros de universidades brasileiras, representante de emissoras de televisão locais, pesquisadores da UFPA de diferentes áreas do conhecimento e ainda de instituições europeias que acompanharão a programação remotamente via sistema de transmissão ao vivo. O encontro será realizado no dia 1º de maio, como pré-evento do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014, que será realizado em Belém, entre os dias 1 e 3 de maio. Confira aqui a programação do 1º Workshop do GLOBAL ITV. 

Para o fim deste ano, está prevista a 4ª reunião do Consórcio e a UFPA será a sede do encontro. Assim, entre os dias 9 e 11 de dezembro, todos os parceiros, brasileiros e europeus, enviarão pelo menos um representante para a reunião que tem como foco o balanço das atividades do primeiro ano de projeto e o planejamento para 2015.

Conheça aqui as instituições envolvidas no projeto GLOBAL ITV.



Texto e arte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *