LASSE organiza competição promovida pela União Internacional de Telecomunicações

adminAgenda0 Comments

 A União Internacional de Telecomunicações (UIT, ou ITU em inglês), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), está organizando um desafio global com o objetivo de promover o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina em telecomunicações, o “ITU Artificial Intelligence/Machine Learning in 5G Challenge”, que engloba mais de 20 competições em todo o mundo.

Realizadas em diferentes regiões e países, algumas destas competições possuem abrangência internacional e são abertas a participantes de todos países membros da UIT.

A regional do Brasil (http://ai5gchallenge.ufpa.br) está sendo organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de integrantes do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), laboratório residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, com o apoio de parcerias locais e internacionais. O foco da competição é seleção de feixe (“beam selection”) para sistemas MIMO em ondas milimétricas (intitulado ML5G-PHY [beam selection]).

Na próxima sexta, 26, às 9h, a UIT vai promover, via zoom, uma apresentação para discutir exclusivamente a competição ML5G-PHY [beam selection]. Inscrições podem ser realizadas no link: https://aiforgood.itu.int/events/machine-learning-applied-to-the-physical-layer-of-millimeter/

Sobre o LASSE – O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE) é um espaço de Pesquisa e Desenvolvimento formado por professores e alunos da UFPA com o interesse em criar tecnologias inovadoras que beneficiem tantos os estudantes quanto à comunidade. Aos estudantes, o LASSE oferece um ambiente em que possam pôr em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, bem como a oportunidade de desenvolverem suas pesquisas. À comunidade, são destinadas as tecnologias criadas no laboratório com o objetivo de levar melhorias aos indivíduos em saúde, transporte, cultura, dentre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *