Palestra sobre o PCT Guamá será apresentada na programação do Projeto Newton e do ITEC durante a Semana do Calouro

adminNotícias0 Comments



    

As oportunidades nas áreas de empreendedorismo inovador e de pesquisa e desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) serão apresentadas aos calouros dos cursos vinculados ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará durante a programação do Projeto Newton e do ITEC na Semana do Calouro 2014, que será realizada no período de 24 a 28 de fevereiro na sede do projeto, em frente ao Espaço ITEC Cidadão.

 

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, vai apresentar o PCT Guamá no dia 26/2, às 11h, destacando as possibilidades de interface dos novos universitários com o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia nas áreas de biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral. “É importante estabelecer essa relação do parque tecnológico com os calouros desde a entrada deles na universidade, para estimular o interesse em buscar aprimoramento profissional na área de empreendedorismo inovador, uma das frentes de trabalho do PCT Guamá. Estamos trabalhando, a cada ano, para fortalecer a aproximação com estes novos potenciais empreendedores”, declara Abelém.

 

Neste mesmo dia, das 9h às 11h, no auditório e salas 007 e 008 do PGITEC, será apresentada palestra sobre o ITEC, proferida pela professora Maria Emília Tostes, diretora do instituto. A atividade será feita na estrutura das aulas presenciais do Projeto Newton como forma de promover uma primeira experiência dos calouros com a dinâmica das aulas. Depois das palestras sobre o ITEC e o PCT Guamá, os calouros serão conduzidos a uma visita ao parque paraense com o apoio da equipe de transporte da UFPA.

 

Dinâmicas – A programação do Projeto Newton inicia no dia 24/2, às 8h, com abertura de estande onde serão repassadas informações sobre este projeto, iniciativa da Reitoria da UFPA em parceria com a Assessoria de Educação a Distância (AEDI), o ICEN e o ITEC da UFPA. O projeto parte da premissa de que o ensino de graduação deve ser pensado para uma nova geração, conectada aos meios digitais e ao uso de linguagens multimídia. Assim, com o objetivo de inovar o ensino-aprendizagem, o projeto investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais, agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo recursos como tutorias presenciais e a distância, espaços virtuais de interação e aulas presenciais diferenciadas pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

 

O estande ficará disponível aos calouros visitantes até o dia 28/2, das 8h às 18h, sendo que nos dias 24 e 25/2, o espaço ficaria fixo no Centro de Eventos Benedito Nunes e nos demais dias no PGITEC. Além da distribuição de materiais, o espaço servirá como ponto para algumas dinâmicas: sorteios de brindes, estúdio móvel de áudio e vídeo, preenchimento de ficha de dados dos calouros de Engenharia que procurarem por informações sobre o projeto, exibição de vídeos, entre outras atividades.

 

No dia 25/2, das 10h30 às 11h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, será apresentada palestra de apresentação o conceito do Projeto Newton, seus objetivos, espaços, recursos (Moodle, plantão de dúvidas, UFPA Multimídia, facebook e SMS), equipe multidisciplinar, etc. Esta iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG). No mesmo dia, das 15h às 18h,  será realizado o minicurso “Novas formas de aprender e ensinar na Universidade”. A proposta é que a equipe do Projeto Newton mostre com mais detalhes as diversas estratégias que integram o Projeto e mostre o funcionamento das plataformas integradas aos ambientes presenciais: sala de aula no Moodle, UFPA Multimídia, Facebook, produção de material didático multimídia, SMS.

 

Entre as atividades do ITEC para receber os novos universitários também ocorrerão dinâmicas sobre meio ambiente no Espaço ITEC Cidadão, palestras nas faculdades dos instituto e no final da tarde do dia 25 uma formatura conjunta para apresentar aos calouros a emoção de concluir a faculdade. O ITEC e o PCT Guamá também estão apoiando o evento Empreendedorismo: Curta essa Ideia!, que será realizado pela Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará UNIVERSITEC-UFPA, de 25 a 27/2, das 12h às 14h, em vários espaços da UFPA.

 

A programação de recepção dos calouros encerra no dia 27/2 com a Roda de Conversa “Projeto Newton: compartilhando experiências”, das 8h30 às 11h30. Na ocasião, um professor, um aluno, um tutor e um profissional da equipe de Comunicação serão convidados para um bate-papo com os calouros, para eles conhecerem os relatos de quem já vivenciou o Projeto e esclarecerem dúvidas sobre as informações que receberam durante a programação sobre o Newton na Semana do Calouro.

 

PCT GuamáCriado em 2010 em Belém (PA) nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Tem como papel estratégico estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos. 

As áreas prioritárias do PCT Guamá são Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Ceamazon), a Parafarma, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), dois laboratórios da Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto Senai de Inovação, uma Escola Técnica Profissionalizante, um laboratório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), seis laboratórios e dois centros de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) compõem os residentes neste parque tecnológico.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre  a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), da  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

 

Texto: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *