Vice-reitor da UFPA será homenageado da Mostra de Ciência e Cultura 2014

adminNotícias0 Comments


O homenageado da Mostra de Ciência e Cultura em 2014, evento coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), será o pesquisador e vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Horacio Schneider. O anúncio foi feito no último dia 25/11. Após a indicação dos candidatos à homenagem feita pelo Comitê Interinstitucional da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, composto pelas principais instituições de ensino e pesquisa do estado, uma votação pública online foi realizada durante dez dias, na qual mais de mil votos foram computados, dos quais 54% foram para o pesquisador e vice-reitor da UFPA.

 

“Recebo com muita alegria essa notícia e fico muito honrado em ser homenageado em um evento que possui uma mensagem e uma missão de extrema importância, que é a de popularizar a prática científica entre os jovens do nosso Estado. Eu mesmo, durante toda a minha carreira como pesquisador, procurei divulgar e popularizar a Ciência, e sei o quanto isso é uma tarefa árdua, porém recompensadora. Parabenizo a iniciativa da Secti porque sei que o impacto é positivo”, afirma o pesquisador Horacio Schneider.

 

Todo ano a Mostra ganha o nome de uma personalidade da área científica ou educacional envolvida na formação de recursos humanos voltados para a pesquisa científica em nível global e regional, tendo, assim, contribuído para o avanço do conhecimento cientifico na Amazônia e, em especial, no Pará. Em 2012 a Mostra homenageou o médico e ambientalista Camillo Martins Vianna e neste ano o homenageado foi o pesquisador, antropólogo, historiador, folclorista e musicólogo Vicente Salles.

 

A escolha por Horacio Schneider é atribuída à sua importante trajetória profissional voltada para a pesquisa sobre a evolução de vertebrados em geral e dos primatas, com foco na investigação sobre a genética de populações animais. O pesquisador possui três livros publicados sobre Métodos de Análise Filogenética, publicou mais de 150 resumos em encontros nacionais e internacionais e escreveu mais de 120 artigos científicos para revistas de circulação internacional, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências e de ter sido promovido à classe de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional, em 2010.

 

Este ano, mais de 48 mil visitantes participaram das atividades da Mostra, que percorreu 12 municípios paraenses, como Salinópolis, Terra Alta, Tucuruí, Soure, entre outros. O projeto é realizado em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Pará, e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo é levar ações educativas, científicas e culturais que despertem a curiosidade científica dos visitantes e contribuam para a formação educacional de crianças e jovens estudantes das diferentes regiões do Estado.

Estima-se que mais 12 municípios paraenses receberão a Mostra ano que vem em datas a serem definidas pela Secti.

 

Fonte: Igor de Souza – Ascom Secti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *