Palestras e atendimentos em captação de recursos e propriedade intelectual marcam lançamento do Guamá Business

adminSem categoria0 Comments

 

Palestras e atendimentos em captação de recursos

e propriedade intelectual marcam lançamento do Guamá Business


Empreendedores com negócios e projetos nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia e mineração acompanharam as palestras e participaram, na última terça-feira (8/10), de atendimentos nas áreas de captação de recursos e propriedade intelectual durante o lançamento do Guamá Business, unidade de negócios do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) criada para atender empresários que têm negócios ou projetos que demandam suportes nestas áreas e em gestão da inovação.

As frentes de trabalho do Guamá Business foram apresentadas pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; e pelo diretor administrativo-financeiro do parque paraense, Márcio Roberto do Carmo Pereira. “O PCT Business vai contar com uma equipe especializada para atender negócios e projetos nas áreas de gestão de inovação, atendimento empresarial, busca e captação de recursos, propriedade intelectual e suporte à transferência de tecnologia. A proposta é atender com brevidade e monitorar presencialmente e em plataforma online todos os processos das demandas de inovação solicitados”, relatou Abelém.

Para dar partida a iniciativa, de acordo com Márcio Roberto do Carmo Pereira, foi criada uma unidade pautada no acompanhamento de todo o ciclo do projeto com agilidade e eficiência no atendimento. “Para construir esta estrutura, pesquisamos orçamentos de serviços semelhantes aos ofertados pelo Guamá Business e observamos que estar associado à unidade de negócios do PCT Guamá será uma vantagem competitiva aos empreendedores engajados na iniciativa se comparados os custos diretos de serviços como captação de recursos e propriedade intelectual. Neste caminho, podemos contribuir para viabilizar com mais rapidez iniciativas na área de empreendedorismo inovador em nossa região”, relatou o diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá.

O lançamento do PCT Business seguiu com a palestra Inteligência Tecnológica em Startups /Pequenas e Médias Empresas (PMEs), proferida por Claudio Mazzola, coordenador de inteligência tecnológica, e Gláucia Gomes, consultora de novos negócios, ambos da empresa Clarke, Modet & Cº, multinacional referência nas áreas de propriedade intelectual e novas tecnologias, marcas, patentes e gestão da inovação.

A palestra Captação de Recursos para Negócios Inovadores encerrou a programação no período da manhã. O consultor Clayton Brasil Oliveira apresentou as oportunidades de captar recursos junto a editais das áreas de ciência, tecnologia e empreendedorismo inovador e os caminhos para obter recursos por meio de linhas de financiamento de instituições financeiras que já desenvolvem iniciativas focadas em negócios inovadores.

No período da tarde, empreendedores agendaram atendimentos destinados a demandas sobre pedidos de patente, desenho industrial e registro de software; e em captação de recursos, destinado a demandas de pesquisadores e empresários sobre formas de captação de recursos. “Esta iniciativa oferece para os empreendedores novas oportunidades para apoiar a inovação de nossos produtos e serviços. É importante manter eventos desta natureza também para viabilizar network e atualizar conhecimentos na área”, comentou o empresário Marcelo Sá, da Jambu Tecnologia (Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC).

Para a empresária Fátima Chamma, da Chamma da Amazônia (Biotecnologia), o Guamá Business pode contribuir para a aceleração de seu negócio, que busca expandir na região, em outros estados e países. “É necessário pensar em estruturas como esta unidade de negócios para dar suporte à inovação com possibilidades alternativas na área de captação de recursos que viabilizem mais concretamente investimentos para os pequenos, médios e grandes negócios”, comentou.

Para o empreendedor Eduardo Ikeda, da startup Ideias Mobile (TIC), foi uma boa oportunidade participar dos atendimentos em captação de recursos e propriedade intelectual. “Parabéns pelo evento. Deu uma importante luz para os meus negócios”, declarou.

Rede – Em operação desde 2010 e com 18 empreendimentos implantados em diferentes ciclos de desenvolvimento, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede Namor, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).


Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *