Biodiversidade amazônica e network qualificado marcaram a 1ª Ação de Exportação em Belém

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Açaí, geleias, sorvetes, farofas, chocolates, bolsas, cosméticos, bebidas e máquinas foram alguns dos produtos apresentados às comerciais exportadoras durante a 1ª Ação de Exportação, rodada de negócios promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na última quinta, 28.

Realizada ao final de cada ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), a ação tem o objetivo de proporcionar às empresas uma primeira experiência em uma relação comercial com foco internacional. A coordenadora de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Deborah Rossoni, destacou a importância desta etapa para quem deseja exportar com segurança. “O feedback sincero das comerciais exportadoras a respeito do posicionamento no mercado, do produto, da embalagem e do preço gera oportunidade paras as empresas melhorarem os seus processos e produtos e se tornarem mais preparadas quando estiverem com um potencial comprador”, afirmou a coordenadora.

Segundo Ana Lopes, sócia e gerente da comercial exportadora Liser, a identidade amazônica e o nível de preparação das empresas foram alguns dos pontos positivos da rodada de negócios. “Escolheram empresas com bastante potencial, tanto em termos de produto quanto de estágio de preparação para atender ao mercado externo. Vi produtos que exploraram bem a questão regional e que tem uma ligação muito forte com a Amazônia, isso ajuda muito a vender lá fora”, destacou.

A empresária Pamella Amorim, sócia da Serra Alimentos, empresa residente no PCT Guamá, avaliou positivamente a experiência. “O evento atendeu as minhas expectativas, acho que vai dar pra fechar boas parcerias daqui em diante. Agora é só correr atrás das certificações, com a ajuda do PCT Guamá. Pelas conversa que eu tive hoje, creio que a gente consiga fazer a primeira exportação em 2020”, ressaltou Pamella.

Case – A Fazenda Bacurí, empresa associada ao PCT Guamá e que participou do PEIEX no ciclo de 2016 a 2018, aponta a 1ª Ação de Exportação como um importante marco para ter entrado no mercado internacional. “Neste mês fomos apresentados, durante um evento promovido pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex), como um case de sucesso da Arcomex, empresa comercial exportadora.  Tivemos contato com eles em 2017, via PEIEX, e agora já estamos com operação em quatro países, trabalhando com frutas da biodiversidade amazônica, principalmente o bacurí”, informa a empresária Hortência Osaqui.

Esta edição da 1ª Ação de Exportação contou com o apoio institucional do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), dos Correios, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), e de empresas de suporte cadastradas na unidade de negócios do PCT Guamá.

Os empresários interessados em participar do programa devem procurar uma das unidades do PEIEX instaladas em Belém, Santarém e Marabá. Após a solicitação do atendimento, será realizada uma análise do perfil da empresa para o mercado internacional e, em seguida, todo o ciclo de qualificação do programa que, ao final, terá uma uma rodada de negócios para proporcionar a efetivação de negócios.

Leia também: Rodada de negócios incentiva empresários paraenses a iniciar vendas no exterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *