Unidade de negócios do PCT Guamá será lançada no dia 8/10

adminSem categoria0 Comments

 

Unidade de negócios do PCT Guamá será lançada no dia 8/10


 

Palestras e atendimentos nas áreas de Captação de Recursos e Propriedade Intelectual vão dar partida ao Guamá Business, unidade de negócios do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) criada para atender empreendedores que têm negócios ou projetos que demandam suportes nestas áreas e em Gestão da Inovação. O lançamento será no dia 8/10, a partir das 8h30, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no PCT Guamá.

 

Por meio do Guamá Business, o parque tecnológico de Belém (PA) busca contribuir com atendimentos ágeis aos empresários que desenvolvem iniciativas inovadoras, mas não têm base ou vínculo com incubadoras de empresas e buscam os serviços oferecidos pela unidade de negócios. “O PCT Guamá espera somar com o trabalho já desenvolvido pelos núcleos de inovação e incubadoras de empresas e ampliar esta rede de serviços junto a novos empreendedores que buscam associação formal com instituições de ciência, tecnologia e empreendedorismo inovador da região”, relata Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

 

 Dinâmica – A programação de lançamento iniciará, às 8h30, com uma breve palestra sobre as oportunidades do Guamá Business, apresentada pelos diretores Antônio Abelém e Márcio Roberto do Carmo Pereira (administrativo e financeiro). Na sequência será apresentada a palestra  Inteligência Tecnológica em Startups /Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que será proferida por Claudio Mazzola, coordenador de inteligência tecnológica da empresa Clarke, Modet & Co, referência nas áreas de propriedade intelectual e novas tecnologias, marcas, patentes e gestão da inovação.

 

 Graduado em engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestre pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, desde 2001 Mazzola dedica-se ao estudo e aplicação de práticas relacionadas às atividades de inovação tecnológica em empresas de base tecnológica, incluindo a aplicação da estratégia da propriedade intelectual com a estratégia de negócios. Possui experiência em empresas multinacionais e nacionais de pequeno, médio e grande porte bem como em instituições de ensino e pesquisa. 

 

Em seguida, será apresentada a palestra Captação de Recursos para Negócios Inovadores, na qual o consultor Clayton Brasil Oliveira apresentará as oportunidades de captar recursos junto a editais das áreas de ciência, tecnologia e empreendedorismo inovador e os caminhos para obter recursos por meio de linhas de financiamento de instituições financeiras que já desenvolvem iniciativas focadas em negócios inovadores.

 

 Clayton Brasil Oliveira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e tem Pós-Graduação em Controladoria pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Desde 2006 dedica-se à gestão de recursos públicos, trabalha também como interlocutor em celebrações de convênios e contratos de gestão relacionadas às atividades de inovação e educação, viabilizando a sustentabilidade de negócios e projetos no viés publico. Possui experiência em empresas regionais de pequeno e médio porte e junto a instituições de ensino e pesquisa. Atualmente, é contador na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e instrutor na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA).

 

Os atendimentos em Propriedade Intelectual, destinado a demandas de pesquisadores e empresários sobre pedidos de patente, desenho industrial e registro de software; e em Captação de Recursos, destinado a demandas de pesquisadores e empresários sobre formas de captação de recursos, fontes e procedimentos, ocorrerão das 14h30 às 17h30, no auditório do Ceamazon, no PCT Guamá.

 

Inovação – Em operação há 3 anos, o PCT Guamá já reúne 18 empreendimentos em ciclos distintos de desenvolvimento (projeto, construção, implantação, operação). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética (CEAMAZON), a Parafarma, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), dois laboratórios da Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto SENAI de Inovação, um Centro de Acreditação do Imetropará, uma Escola Técnica Profissionalizante, um laboratório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), seis laboratórios e dois centros de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) compõem os residentes neste parque tecnológico.

 

O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede Namor, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)

 

 

 

 

 

Serviço

 

 Os agendamentos para os atendimentos em captação de recursos e propriedade intelectual devem ser feitos presencialmente em fichas que serão distribuídas durante as palestras. Mais informações:ascom@fundacaoguama.org.br/ (91) 3321-8912.


Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação do PCT Guamá


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *